24.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Rio Paraguai começa a subir após 2 meses de baixa

Geral – 04/01/2012 – 13:01

Análise do comportamento do rio Paraguai feita pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério das Minas e Energia (MME), mostra que o nível do rio Paraguai na régua de Ladário deixou a fase de declínio e estaria num momento de estabilidade. O prognóstico elaborado pelo mesmo órgão mostra viés de alta para o rio nos próximos dias.

Pelas projeções do CPRM, o rio deve atingir 86 centímetros até o dia 13 de janeiro. De acordo com análises da Companhia de Pesquisa, “a estação de Ladário no rio Paraguai apresenta valores de cota de nível d’água acima da curva de permanência de 50%. Atualmente o nível d’água apresenta um comportamento estável”.

Depois de alcançar o pico de 5,62 metros; ficar estável por oito dias – entre 31 de maio e 07 de junho de 2011 – na régua de Ladário, o rio Paraguai entrou na fase de vazante e atingiu a marca mínima de 73 centímetros no dia 27 de dezembro.

De lá para cá subiu 10 centímetros; sendo que permaneceu em 82 centímetros entre os dias 1º e 03 de janeiro de 2012 e nesta quarta-feira, dia 04, segundo a régua centenária ladarense, mantida pelo Serviço de Sinalização Náutica do 6º Distrito Naval, marca 83 centímetros. O rio está medindo menos de 1 metro desde 17 de novembro.

Fonte: Diário Online

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.