32.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

Veja o vídeo das dificuldades dos bombeiros para chegar em uma ocorrência

07/07/2015 – Atualizado em 07/07/2015

A falta de atenção pode gerar multa ao infrator, conforme está previsto no Código de Trânsito Brasileiro

Por: MC/Redação

Em muitas ocorrências atendidas em Três Lagoas pela corporação do 5º Grupamento do Copo de Bombeiros (5º GB) de Três Lagoas, muitas das vezes, as equipes de resgate enfrentam dificuldades no trânsito que são causadas – em sua grande maioria – por pessoas desatentas que não percebem a presença do caminhão de resgate que mesmo com a sirene ligada, não consegue passagem.

Com isso, os segundos perdidos no trânsito são precisos para fazer o atendimento à vítima e ter sucesso no atendimento e resgate.

Exemplo disto foi um chamado atendido nesta segunda-feira (06) pelas equipes dos bombeiros que se deslocavam para atender uma ocorrência de incêndio no bairro Jardim dos Ipês 3.

A reportagem registrou o momento exato do deslocamento e na altura do cruzamento da Avenida Ranulpho Marques Leal (BR-262) e Rua Egídio Thomé, no bairro Jardim Alvorada, uma motociclista não saiu da frente e fez com que os segundos tão preciosos do resgate fossem perdidos pela falta de atenção.

MULTA

Não dar passagem para veículos de urgência e emergência, como ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e viaturas policiais é considerado crime e está previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Quem não abre passagem para estes veículos de urgência comete uma infração gravíssima, com pena de multa de R$ 191,54 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo as normas do CTB, qualquer veículo de urgência que estiver com a sirene e a luz intermitente ligada possui prioridade para passar em sinal fechado, andar na contramão, pedir passagem e outras situações que se configuram infrações de trânsito para os veículos ‘normais’.

FALTA DE ATENÇÃO

Para um especialista da área de segurança, o constrangimento provocado pela situação é fruto também da falta de educação e de atenção do motorista potiguar. “É uma questão de educação, de falta de instrução, já está arraigado na cultura dos brasileiros. Infelizmente, o problema ocorre em todo o Brasil, não apenas em Três Lagoas”, lamentou.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Além disso, o coronel não recomenda que pessoas comuns tentem agir como guardas de trânsito, tentando orientar os demais veículos. “Como a maioria das pessoas não conhecem as regras, é aconselhável que apenas tente abrir passagem para a ambulância ou viatura, puxando o seu carro para a direita”, disse.



https://youtube.com/watch?v=z3iwEDMLIuM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com 100 participantes, Circuito Gastronômico “Isto é MS” começa segunda na Capital, Bonito, Corumbá e Três lagoas

Com a participação de mais de 100 restaurantes e similares de Campo Grande, Corumbá, Bonito e Três Lagoas, a segunda edição do Circuito Gastronômico...

Após reforma, Prefeitura realiza entrega de academia de musculação e Van para a APAE de Três Lagoas

Em uma emocionante cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (03), a Prefeitura de Três Lagoas realizou a entrega de uma academia de musculação e...

Campanha “Faça Bonito” orienta população sobre o combate ao abuso e exploração de menores

Ações vão desde palestras em escolas municipais, estaduais e particulares, além de uma caminhada que será realizada no próximo dia 16 de maio, no Centro de Três Lagoas.