26/06/2015 – Atualizado em 26/06/2015
Garçons de Três Lagoas (MS) reivindicam reajuste salarial e criticam Sindicato
Em Três Lagoas (MS), trabalhadores não são recebidos em seu próprio Sindicato
Por: Neto Jr. e Fábio Campos
Na manhã de hoje (26/06), a reportagem da Rádio Caçula foi acionada para comparecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Três Lagoas e Brasilândia (MS), localizada na Rua João Carrato, número 845, centro de Três Lagoas.
Segundo informações de Claudionor Pereira de Alencar (36 anos), garçom, o dissidio da categoria se realiza sempre no mês de maio, mas em 2015 ainda não aconteceu, ou seja, os profissionais da área estão sem saber se terão aumento de 6% ou de 8% no salário, pois o dissidio é o momento em que o sindicato dos funcionários se reúne com o sindicato patronal para decidir de quanto será o reajuste salarial dos trabalhadores.
Claudionor disse que os trabalhadores exigem uma decisão do sindicato e, na data de hoje, eles foram informados por uma pessoa de nome Ivan de que a presidente do sindicato estaria viajando para Campo Grande.
Claudionor relatou ainda que é grande a insatisfação da categoria com o sindicato, pois os trabalhadores não se sentem representados, não recebem cursos de qualificação e não possuem área para lazer.
No caso do aumento salarial, Claudionor disse que, alguns patrões se sensibilizam e dão aumento por conta própria, quando na verdade, é papel do sindicato lutar pelas reivindicações dos associados. Associados que contribuem regularmente, mas não recebem a contrapartida dos serviços, ou seja, serviços de obrigação do sindicato.
Os trabalhadores que compareceram na sede do sindicato na data de hoje, foram recebidos de forma ríspida por um funcionário, que há principio não se identificou e, quando a reportagem da Rádio Caçula perguntou seu nome e a função que exerce no sindicato, o funcionário de forma irônica disse que era varredor da calçada do sindicato e que seu nome não interessava a ninguém. Questionado mais uma vez, o funcionário disse que seu nome é Ivan e que ele estaria marcando uma reunião dos trabalhadores com a presidente do sindicato.
A reportagem da Rádio Caçula foi informada que o referido funcionário faz parte da diretoria, mas no momento o sindicato não tem recepcionista e ele está exercendo esta função.
Em seguida, um representante da diretoria do sindicato entrou em contato com a reportagem da Rádio Caçula e agendou uma entrevista com Janete Okiuto Klein, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Bares, Restaurantes e Similares, para a próxima segunda-feira (29/06).
quanto ao atendimento do funcionário do Sindicato que atendeu os trabalhadores na data de hoje, o representante da diretoria disse que é reprova o procedimento no atendimento, sendo que esse não representa o perfil do sindicato.

-
Content section component
-