17.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Nepotismo: o povo está de olho

19/06/2015 – Atualizado em 19/06/2015

Três Lagoas

Por: Catia Mendes

A palavra Nepotismo vem da expressão em latim nepos que refere-se a neto ou descendente. Ultimamente usa-se essa palavra para designar favorecimento de parentes de pessoas que ocupam cargos de gestão em detrimento de outras pessoas que seriam mais qualificadas para exercer um determinado cargo.

O nepotismo acontece, por exemplo, quando um prefeito (a) escolhe para a sua equipe de gestores familiares, mesmo havendo outras pessoas mais qualificadas para o cargo. Trocando em miúdos, muitas vezes pessoas estudam a vida toda e tem um currículo invejável, mas ficam desempregadas, enquanto aqueles que têm o famoso QI (quem indica!) nem precisam se preocupar em estudar.

Existem alguns casos famosos de nepotismo, só para citar um, se lembram daquele debate entre os candidatos a presidente em 2014 que Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram acusações de nepotismo na televisão?

A candidata do PT acusou o candidato do PSDB de empregar sua irmã no governo de Minas Gerais, já ele, por sua vez, não deixou por menos e a acusou de empregar no governo de Fernando Pimentel na prefeitura de Belo Horizonte seu irmãzinho. E a coisa esquentou é por isso que digo caro amigo, como na música da Pitty, “quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra”.

É muito comum no Brasil o Nepotismo e parentes assumir cargos que não precisam de concurso público. Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, as contratações de servidores para cargos públicos precisam cumprir os trâmites legais e o Supremo Tribunal Federal possui a súmula 13, aprovada em 21 de agosto de 2008, proibindo o nepotismo nos três poderes: A nível da União, dos estados e municípios.

Essa lei também prevê e proíbe o Nepotismo Cruzado. E o ex-presidente Luiz Inácio da Silva editou ainda o decreto federal n˚ 7.203, que trata do impedimento do nepotismo na administração pública. Caros leitores, mesmo com as restrições previstas em lei o nepotismo ainda continua.

Mas, ultimamente o povo, que não é nada bobo, tem ficado de olho nesses tipos de casos, e os identifica rapidamente. Sendo assim, os adeptos do nepotismo passaram a ser mais criativos e criaram uma estratégia para enganar o povo. Essa estratégia funciona com o chamado Nepotismo Cruzado, que funciona, por meio, de um acordo entre os gestores e seus parentes que fazem uma espécie de intercâmbio, é um verdadeiro “toma lá e dá cá”.

Para finalizar amigos, gostaríamos de dar um recado aqueles que subestimam a inteligência do povo para que eles fiquem espertos, pois qualquer dia desses “a casa cai, e toda a sujeira vai para o ventilador”.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF recupera Fiat Strada clonada e prende condutor em Água Clara

O motorista, de identidade não revelada, foi detido em flagrante A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, no último sábado (5), um Fiat Strada Endurance com...

Três Lagoas tem 213 vagas de emprego disponíveis nesta segunda

Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul oferta 3.589 vagas em todo o Estado, sendo mais de 200 oportunidades somente em Três Lagoas

Segunda-feira(7) será de tempo estável e temperatura amena em Três Lagoas

Com mínima de 13°C e máxima de 28°C, a segunda-feira (7) será de sol e céu limpo durante o dia, com aumento de nuvens à noite; umidade do ar varia entre 44% e 83%, sem previsão de chuva.