19/06/2015 – Atualizado em 19/06/2015
Três Lagoas
Por: Catia Mendes
A palavra Nepotismo vem da expressão em latim nepos que refere-se a neto ou descendente. Ultimamente usa-se essa palavra para designar favorecimento de parentes de pessoas que ocupam cargos de gestão em detrimento de outras pessoas que seriam mais qualificadas para exercer um determinado cargo.
O nepotismo acontece, por exemplo, quando um prefeito (a) escolhe para a sua equipe de gestores familiares, mesmo havendo outras pessoas mais qualificadas para o cargo. Trocando em miúdos, muitas vezes pessoas estudam a vida toda e tem um currículo invejável, mas ficam desempregadas, enquanto aqueles que têm o famoso QI (quem indica!) nem precisam se preocupar em estudar.
Existem alguns casos famosos de nepotismo, só para citar um, se lembram daquele debate entre os candidatos a presidente em 2014 que Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram acusações de nepotismo na televisão?
A candidata do PT acusou o candidato do PSDB de empregar sua irmã no governo de Minas Gerais, já ele, por sua vez, não deixou por menos e a acusou de empregar no governo de Fernando Pimentel na prefeitura de Belo Horizonte seu irmãzinho. E a coisa esquentou é por isso que digo caro amigo, como na música da Pitty, “quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra”.
É muito comum no Brasil o Nepotismo e parentes assumir cargos que não precisam de concurso público. Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, as contratações de servidores para cargos públicos precisam cumprir os trâmites legais e o Supremo Tribunal Federal possui a súmula 13, aprovada em 21 de agosto de 2008, proibindo o nepotismo nos três poderes: A nível da União, dos estados e municípios.
Essa lei também prevê e proíbe o Nepotismo Cruzado. E o ex-presidente Luiz Inácio da Silva editou ainda o decreto federal n˚ 7.203, que trata do impedimento do nepotismo na administração pública. Caros leitores, mesmo com as restrições previstas em lei o nepotismo ainda continua.
Mas, ultimamente o povo, que não é nada bobo, tem ficado de olho nesses tipos de casos, e os identifica rapidamente. Sendo assim, os adeptos do nepotismo passaram a ser mais criativos e criaram uma estratégia para enganar o povo. Essa estratégia funciona com o chamado Nepotismo Cruzado, que funciona, por meio, de um acordo entre os gestores e seus parentes que fazem uma espécie de intercâmbio, é um verdadeiro “toma lá e dá cá”.
Para finalizar amigos, gostaríamos de dar um recado aqueles que subestimam a inteligência do povo para que eles fiquem espertos, pois qualquer dia desses “a casa cai, e toda a sujeira vai para o ventilador”.
