18/06/2015 – Atualizado em 18/06/2015
Perguntar para quem?
Por: Catia Mendes
Três Lagoas teve seu processo de urbanização acelerado em meados de 1990 com o surgimento de grandes indústrias na região. Com a falta de planejamento urbano, falhas no sistema de escoamento das águas de chuvas e até mesmo esgoto ficaram bem visíveis.
A Lagoa Maior que faz parte de um complexo de lagoas que dá o nome de nossa cidade, e faz parte da história dos três-lagoenses com a urbanização ao seu entorno, acabou se tornando um reduto de animais, como capivaras, jacarés, e diversas aves. E também o reduto dos que gostam de praticar esportes e contato com a natureza.
Todos os dias, centenas de pessoas frequentam esse local e se mostraram preocupadas com os animais que vivem ali com a movimentação e materiais utilizados no processo de revitalização da área. A preocupação da população e dos frequentadores da área é que esse material se junte ao lixo que já existe no local e contamine ainda mais as nascentes.
A rádio Caçula recebeu denúncia dos frequentadores da Lagoa Maior que estava sendo utilizado no processo de pavimentação da pista de caminhada da uma grande quantidade de piche e fomos indagados se esse produto não poderia contaminar a água e por fim prejudicar os animais que vivem ali.
Ainda nos foi exposto que além da pavimentação da pista de caminhada, haverá uma repavimentação da Avenida Aldair Rosa de Oliveira. E que corre o risco de todo esse material, com uma chuva acabar indo parar no interior da lagoa matando peixes e destruindo o meio ambiente.
Sendo assim, a Redação da Rádio Caçula na tentativa de esclarecer a população sobre os cuidados que estão sendo tomados para que não aconteça a contaminação da água da Lagoa Maior, procurou a Secretária de Obras e Meio Ambiente de Três Lagoas e os questionou sobre o caso, sendo então, direcionados ao departamento de Assessoria de Imprensa.
A Assessoria de Imprensa nos comunicou que não poderiam falar sobre o assunto por telefone e que devíamos enviar um e-mail com nossas questões, que assim eles nos responderia. Feito isso, encaminhamos a Assessoria de Imprensa da Prefeitura o e-mail com algumas questões, entre elas “Se existe alguma licença ambiental para a realização da obra e quais os materiais utilizados na pavimentação e se há risco desses materiais prejudicarem os animais que vivem ali”.
E recebemos a seguinte resposta da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Três Lagoas: “A revitalização da pista de caminhada da Lagoa Maior está sendo realizada pela Fibria, por meio da empresa Hidroplan Construções – LTDA e, devido a isso, os senhores devem entrar em contato com a empresa para obter mais detalhes da obra.”
Procuramos a assessoria de imprensa da Fibria, apontada como a responsável pela revitalização da Lagoa Maior e enviamos o mesmo e-mail que havíamos enviado anteriormente a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, mas até o presente momento não recebemos resposta.
Resolvemos procurar as respostas para as questões feitas a prefeitura e mais tarde para a empresa em questão, apenas para satisfazer uma curiosidade da população e até o presente momento não conseguimos compreender por que tanta demora para responder questões tão simples. Caros leitores, vocês não acham isso estranho?
