18.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Voluntários recebem certificados de participação em curso da defesa civil em Três Lagoas (MS)

16/06/2015 – Atualizado em 16/06/2015

Por: Neto Jr.

Agentes voluntários receberam certificados de participação no curso de Formação de Agentes Voluntariados da Defesa Civil, sediado em Três Lagoas entre os dias 08 a 12 de junho. Segundo informações do coordenador municipal de Defesa Civil, arquiteto Paulo Rebelo, foram disponibilizadas 50 vagas, sendo reservadas 25 vagas para Três Lagoas e cinco para cada um dos municípios participantes: Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Água Clara e Selvíria, deste total 44 pessoas participaram do curso.

A formação propiciada no curso aos voluntários serve de base teórica e prática para a ação na prevenção e no gerenciamento de calamidades. “Esse curso mostrou que a Defesa Civil não é apenas para atuar após o desastre, mas sim para evitar que o mesmo ocorra, através da conscientização da população e o devido auxílio em situações de risco”, reforçou Rebelo.

O curso teve carga horária de 40 horas em período integral e os agentes receberam dois certificados, o de AVDC e Combate à Incêndio Florestal, comprovando a qualificação dos voluntários no atendimento inicial a desastres. Os agentes receberam noções referentes a legislação de Defesa Civil e Política Nacional de Proteção, ações diretas de atendimento pré-hospitalar (APH), combate a incêndio urbano e florestal no sentido de evitar que o fogo se transforme em incêndio e, quando necessário, apoio aos bombeiros, e também a operacionalização de radiocomunicação.

Paulo Rebelo disse que a defesa civil atua na prevenção de acidentes de causas naturais e o curso serviu para qualificar profissionais voluntários para a avaliação dos riscos que determinados locais apresentam e a preparação adequada para os moradores dessas localidades na preparação para receber as ações naturais com segurança necessária.

Quanto a estrutura da Defesa Civil de Três Lagoas, Rebelo disse que conta com 20 agentes preparados para qualquer emergência, uma base operacional localizada na Rua Elmano Soares, 670, centro, com instalações físicas adequadas e apenas um veículo a disposição, mas, espera receber um veículo Van de ações mitigatórias de empresas localizadas no município.

Rebelo disse que a Defesa Civil de Três Lagoas recebeu dois pluviômetros eletrônicos que estão instalados na Escola Municipal Ramez Tebet e nas dependências do UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e tem a previsão de instalar outro equipamento na Vila Piloto. Tais equipamentos fazem a medida da chuva e permitem o monitoramento em tempo real do volume de chuvas no município. Os pluviômetros foram doados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e apenas sete municípios do Estado do Mato Grosso do Sul receberam os equipamentos, ressaltou Rebelo.

A Defesa Civil de Três Lagoas atende pelo telefone (67)3929-1573 ou pelo 199.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.