17.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho, 2025

Três Lagoas sediará curso de formação de Agentes Voluntários da Defesa Civil

03/06/2015 – Atualizado em 03/06/2015

O curso dará certificados em Agente Voluntário da Defesa Civil e Combate à Incêndio Florestal, além de fornecer o colete oficial do órgão

Por:Prefeitura de Três Lagoas; Fonte: Assessoria de Comunicação | Henrique Alves

Na manhã desta terça-feira (26) representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (CEDEC/MS), da Defesa Civil de Três Lagoas, superintendência do Aeroporto Municipal e a chefia do gabinete da prefeita Marcia Moura (PMDB), realizaram uma reunião onde foi exposto como será realizado o curso de formação de Agentes Voluntários da Defesa Civil (AVDC) a ser realizados dos dias 08 a 12 de junho.

No total, segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, arquiteto Paulo Rebelo, serão disponibilizadas 50 vagas, sendo que 25 são para Três Lagoas e cinco para cada um dos municípios participantes que são: Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Água Clara e Selvíria.

A chefe de Gabinete, Silvania Bersani, ressaltou a importância da formação de novos agentes da Defesa Civil. “É necessária essa ampliação do número de pessoas capacitadas para agir, tanto na prevenção, quanto no gerenciamento de calamidades. Esse é um passo salutar”, finalizou.

O curso, que já foi realizado nas cidades polos de Coxim e Ponta Porã, abrangerá em Três Lagoas, representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Aeroporto Municipal, Exército e outras instituições, além da sociedade civil. “Esse curso também mostrará que a Defesa Civil não é apenas para atuar após o desastre, mas sim para evitar que o mesmo ocorra, através da conscientização da população e o devido auxílio em situações de risco”, reforçou Rebelo.

CARGA HORÁRIA

O curso de Capacitação AVDC tem carga horária de 40 horas em período integral e os agentes receberão dois certificados: o de AVDC (40 horas) e Combate à Incêndio Florestal (20 Horas).

Nesta plataforma de ensino, segundo a CEDEC/MS, o curso formará 50 agentes voluntários preparados para prestar o primeiro atendimento nos desastres, por isso a capacitação consiste em aulas didáticas sobre Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, estudo do desastre como também aulas práticas de Atendimento Pré Hospitalar (APH), combate a incêndio urbano e florestal, radiocomunicação emergencial nos desastres e simulado no final do curso onde os alunos colocam em pratica o aprendizado do curso.

AGENDA

O curso também será realizado nas cidades polos de Aquidauana, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Campo Grande, atendendo aos munícipios dessas micro regiões.

SERVIÇO

Para mais informações ligue para (67) 3929-1573.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...