33.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Professores da rede estadual de MS aprovam início de greve para quarta

23/05/2015 – Atualizado em 23/05/2015

Proposta de reajuste de 4,87% feita pelo governo foi rejeitada

Por: G1.com

Professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul aprovaram início da greve a partir da quarta-feira (27). O governo ofereceu 4,87% de reajuste, mas a categoria rejeitou a proposta. Segundo a assessoria do governo, o Executivo está aberto ao diálogo e respeita a decisão dos professores.

Ao G1, o presidente Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Roberto Botareli, afirmou que 100% dos profissionais devem aderir ao movimento. “O governo já foi avisado [da paralisação]”, afirmou Botareli.

Além disso, Botareli disse que os pais dos alunos serão comunicados da greve por meio de cartas. A categoria também pede o cumprimento da lei que regulamenta a implantação do piso nacional por 20 horas e o pagamento de um terço da hora atividade.

Segundo a assessoria do governo, Reinaldo Azambuja (PSDB) disse durante a inauguração do Hospital Dia, em Campo Grande, que vai recorrer à Justiça para extinguir a lei do piso. O governador considera a lei “arbitrária e inconstitucional”.

A lei que regulamenta a implantação do piso nacional por 20 horas até 2018 foi aprovada em 2013, durante a administração de André Puccinelli (PMDB). Além disso, informou que o estado paga o terceiro maior salário aos profissionais da educação do país e já propôs aos docentes dobrar os vencimentos até 2022.

Foto de divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...