31.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de agosto, 2025

Produtores de Três Lagoas esclarecem dúvidas do Programa da Agricultura Familiar

11/05/2015 – Atualizado em 11/05/2015

A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), no gabinete da Prefeita Marcia Moura

Por: Assessoria de Imprensa

Produtores rurais dos assentamentos Pontal do Faia, Cinturão Verde e 20 de Março estiveram na manhã desta sexta-feira (8), no gabinete da prefeita Marcia Moura (PMDB), onde esclareceram dúvidas a respeito da Chamada Pública da compra e venda de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na ocasião, quatro presidentes de associações de produtores rurais levaram seus anseios sobre a venda dos seus produtos para a Prefeitura de Três Lagoas que, atualmente abastece os Centros Educacionais Infantis (CEI’s) e em breve voltará atender as unidades escolares.

Cláudia Matos, consultora do Sebrae na área de políticas públicas, na qual presta consultoria para algumas associações, também aproveitou a oportunidade para sanar dúvidas e esclarecer processos burocráticos que ocorrem durante o processo da Chamada Pública. “Buscamos entender e levar aos produtores como é feita esta chamada, esclarecer o preço médio de mercado, o período de validade do contrato e o cronograma de entrega, considerado a safra dos produtos, com o objetivo de melhorar a comunicação com os setores envolvidos”, disse.

A nutricionista e coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas, Vânia Borges, também explicou como é feito o seu trabalho dentro do processo de elaboração dos produtos oferecidos, de acordo com o cardápio dos estudantes.

Marcia Moura disse aos produtores que sua equipe está à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre o processo de compras. “Estamos aqui para encontrar alternativas para diminuir possíveis dificuldades de vocês e que possam beneficiar a todos de maneira justa”, ressaltou.

O diretor de Licitação, Gilson Martins, informou aos produtores rurais que dentro de 15 dias será publicada a Chamada Pública e pediu para que nesse momento todos os produtores se organizem para que possam participar e atender o Município da melhor forma possível.

Participaram da reunião os secretários municipais de Educação, Mário Grespan; de Meio Ambiente, Nuna Viana; a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Cidolina Souza; a presidente da Associação de Produtores Familiares Orgânica Pontal do Faia, Sônia Pinto e Associação de Moradores do Pontal do Faia, Jair Pinto; o presidente da Associação de Atividades Agrícolas e Pluriativa de Três Lagoas, Pedro Coelho e representantes da Associação de Produtores do Cinturão Verde.

PNAE

Os produtores participam da reunião na qual apresentaram o Projeto de Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar ao longo do ano. A Prefeitura faz a compra de produtos hortifrutigranjeiros e que consequentemente são distribuídos na Rede Municipal de Ensino (REME).

Com a promulgação da Lei 11.947, é exigido que, no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao PNAE, devem ser destinados à compra de produtos de agricultores e empreendedores familiares rurais.

Terão prioridade assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O agricultor familiar que possui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) física poderá comercializar até R$ 9.000,00 por ano. O acesso ao Programa pode ser feito por meio de grupo formal (cooperativas e associações) ou informal.

Foto: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estreia local explosiva: “Caipora” chega em grande estilo a Três Lagoas

Cassio Alencar e Otake trazem terror folclórico ao Cinépolis; confira a cobertura da Caçula FM nessa estreia Cassio Alencar, da produtora Tentáculo, uniu forças com...

Prefeito promete ações emergenciais para Ocupação São João

Durante encontro com moradores, Cassiano Maia se comprometeu com medidas para regularização e melhorias básicas no local Na noite da última quinta-feira (31), o prefeito...

Entrevista com a presidente do CREA-MS: O papel da engenharia no avanço de MS

Em entrevista ao Jornal da Manhã, a presidente do CREA-MS, Vânia Abreu de Melo, detalha ações do conselho, desafios da profissão e a importância...