29.9 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

“Saúde na Comunidade” permanece no mesmo setor

Saúde – 20/03/2012 – 13:03

Até agora, haviam sido retiradas 30 caçambas lotadas de lixo e entulhos, eliminando assim inúmeros criadouros de mosquitos naquela região da Cidade

A campanha “Saúde na Comunidade”, conjunto de várias ações para fazer frente à dengue e à leishmaniose, lançada no último dia 7, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, envolvendo principalmente a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Obras e Serviços (DOS), da Secretaria Municipal de Obras, deverá continuar suas ações no mesmo setor, por pelo menos mais uma semana.

Este setor, o de número 5, engloba os bairros de Nossa Senhora Aparecida, Vila Zuque, Santa Rita e Jardim Brasília, região da Cidade onde se registrou o maior número de casos de dengue.

Além das visitas domiciliares e palestras de conscientização da população quanto à necessidade de participar e se envolver nesta campanha, como diz o slogan “Saúde na Comunidade – Juntos com Responsabilidade”, estão sendo feitas outras várias ações, como roçada e limpeza de terrenos e a coleta de lixo, entulhos e materiais favoráveis à criação de mosquitos.

Até agora, nesse setor da Cidade, foram recolhidas 30 caçambas lotadas de lixo e entulhos. Os coordenadores da “Saúde na Comunidade” estimam que em cada uma dessas caçambas foram recolhidos de 1,5 mil kg a 3 mil kg de entulhos variados. Apesar de cheias por completo, o peso de cada caçamba variava de acordo com o tipo de material que foi jogado fora pela população.

No decorrer da próxima semana, as equipes do DOS estarão dando continuidade à roçada e limpeza dos terrenos e também a coleta de entulhos e lixo que não tenham sido depositados nas caçambas, como explicou o Agamenon Alves de Oliveira.

“Estamos trabalhando com uma equipe de uns 30 homens nesse setor. Nesta semana estaremos também com uma equipe maior de pessoas e maquinário trabalhando”, anunciou o diretor do DOS.

Conforme consta no material de divulgação, uma das ações da “Saúde na Comunidade” é a coleta de lixo. “Tire o lixo do quintal, coloque tudo na caçamba”, é o apelo a toda a população, para que sejam eliminados os focos criadouros de mosquitos.

Segundo o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), requisitado periodicamente pelo Ministério da Saúde, o mais elevado número de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue está nos amontoados de lixo.

“Felizmente, graças a essas ações, conseguimos reduzir de 3,5% para 1,2% os índices do Lira”, comentou a secretária de Saúde Eliane Brilhante.

Como foi repetido no lançamento da “Saúde na Comunidade – Saúde com Responsabilidade”, o sucesso e os resultados desta nova ação “dependem da participação de todos os moradores, limpando e dando o correto destino ao lixo”, voltou a lembrar a secretária de Saúde.

SEMANA DA ÁGUA

Na Semana da Água, promovida pela Prefeitura de Três Lagoas em conjunto com a Câmara Municipal, de segunda-feira (19) a sexta-feira (23), com várias ações e eventos voltados à preservação da água, a Secretaria Municipal de Saúde também irá participar como parceira.

Entre as ações a serem desenvolvidas pela Saúde na Semana da Água, equipes dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde estarão no Bairro Jupiá, visitando os moradores e realizando o mesmo trabalho de conscientização que é feito na campanha “Saúde na Comunidade”.

Essas ações das equipes da Saúde serão levadas aos moradores de Jupiá, na próxima quinta-feira (22), Dia Mundial da Água.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário...

Interno morre durante partida de futebol em presídio de Três Lagoas

Detento de 38 anos sofreu mal súbito durante jogo, onde Polícia Civil investiga causa da morte.

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

Não esqueça o documento oficial com foto e a caneta preta transparente As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão...