27.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de dezembro, 2025

Médico apresenta Centro de Tratamento Oncológico Infantil durante sessão da Câmara de Três Lagoas

15/04/2015 – Atualizado em 15/04/2015

Souza afirmou que, com inúmeros esforços, a taxa de cura que era de 10% no início, hoje atinge 67%, ainda abaixo da taxa nos Estados Unidos e Europa, que chega a 80%.

Por: Érika Moreira

O médico oncologista pediátrico Marcelo dos Santos Souza, que atua no Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil (CETOHI) do hospital Regional Rosa Pedrossian de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, usou a tribuna livre da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira (14), para informar como funciona o serviço pediátrico naquela unidade.

Segundo ele, o centro conta com equipe completa para todo atendimento, além de uma casa de apoio para receber pacientes de zero a 19 anos que moram fora da capital, por meio da ONG Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC /MS).

O médico ainda ressaltou que a equipe tem trabalhado para a capacitação dos médicos do estado, inclusive os que atuam em postos de estratégia da saúde da família, para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, visando melhor resultado e cura. Outra preocupação do centro é fazer um atendimento multidisciplinar e humanizado.

Atualmente, segundo ele, 60% dos tratamentos realizados são em crianças e adolescentes de todo o Estado, incluindo Três Lagoas. Nesta faixa etária, o médico relatou que a doença avança muito rápido, mas também há mais resposta aos tratamentos. A maior incidência é da leucemia, seguida de linfomas e câncer que atinge o sistema nervoso central. Por ano, a média em Mato Grosso do Sul, é o surgimento de 177 novos casos da doença, atingindo esta faixa de idade.

Souza afirmou que, com inúmeros esforços, a taxa de cura que era de 10% no início, hoje atinge 67%, ainda abaixo da taxa nos Estados Unidos e Europa, que chega a 80%. “Ainda estamos insatisfeitos e buscamos aumentar esta taxa”, disse. Entre os projetos do serviço, está a implantação de uma unidade de transplante de medula óssea na capital do Estado.

Durante os pronunciamentos, os vereadores parabenizaram e elogiaram o trabalho desenvolvido em Campo Grande, se comprometendo a buscar apoio para o serviço. Pelos relevantes serviços à frente do CETOHI e da AACC/MS, incluindo a assistência a crianças e adolescentes três-lagoenses, o médico receberá o Título de Cidadão Três-Lagoense, conferido por propositura do vereador Welton Irmão, nesta quarta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal, às 19h. A solenidade é aberta ao público e ainda será transmitida online pelo site www.cmtls.com.br.

HOMENAGEADO

Nascido em Araçatuba (SP), o médico Marcelo dos Santos Souza viveu em Três Lagoas até o ingresso na Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Fez residência médica em pediatria na Santa Casa de São Paulo, residência em hematologia e oncologia pediátrica no Centro Infantil Boldrini, de Campinas, e especialização em transplante de medula óssea na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Atualmente, é concursado em oncologia e hematologia pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e médico concursado do “Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil do Hospital Regional Rosa Pedrossian de Mato Grosso do Sul.

Filho de Moacir Ferreira de Souza e Neusa dos Santos Souza, Marcelo dos Santos Souza estudou nas escolas João Ponde, Dom Aquino e João Magiano Pinto.

Ex-morador de Três Lagoas, o médico foi um dos homenageados da noite na Câmara Municipal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Super Sete sorteia números e prêmio estimado chega a R$ 100 mil

Concurso foi realizado nesta quarta-feira, no Espaço da Sorte, em São Paulo; próximo sorteio acontece na sexta-feira A Caixa Econômica Federal realizou na noite desta...

Regionalização da hemodiálise amplia acesso e melhora a qualidade de vida em Mato Grosso do Sul

Expansão da rede pelo SUS regionaliza o atendimento, fortalece municípios do interior e melhora a qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica O...

Bioparque Pantanal consolida Mato Grosso do Sul no turismo sustentável mundial

Maior aquário de água doce do planeta encerra 2025 com selo internacional de sustentabilidade, recorde de visitantes e avanços em conservação, inclusão e ciência. O...