26.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Com número de agentes insuficiente na Máxima, sindicalista teme rebelião

02/03/2015 – Atualizado em 02/03/2015

Por: Cristiane Ruiz com informações do Correio do Estado

Diante da decisão dos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul, de não fazer mais horas extras, reduzindo ainda mais o quadro de servidores, o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado do Mato Grosso do Sul (Sinsap), André Luiz Garcia Santiago, teme que a massa carcerária da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, possa planejar rebelião para o próximo final de semana. Ontem, dia de visitações na unidade prisional, dezenas de policiais militares e equipe que atua no policiamento aéreo precisaram dar suporte para agentes que estavam no plantão e reforçar a segurança do local.

O sindicalista acredita que os presos não promoveram manifestação nesse final de semana porque era dia de visitas de crianças, mas que no próximo há risco. “Eles estão percebendo a situação. Não fizeram nada ontem porque tinham crianças, mas o próximo final de semana tem visita somente de adultos. Temo que algo possa acontecer. Portanto, será necessário que a segurança pública redobre o reforço que foi feito nesse domingo”, sugeriu.

André Luiz explica que o número de servidores plantonistas é insuficiente para o de presos. São 10 agentes para cuidar de cerca de 2,1 mil detentos da Segurança Máxima, por exemplo. Ainda, que o problema é em todo o Estado. São 1.440 servidores, sendo que 968 atuam na função de custódia, para massa carcerária que gira em torno dos 13,5 mil presos.

O movimento feito pela classe de trabalhadores busca sensibilizar o Governo do Estado para atender a reivindicação sobre novas contratações para ampliar o número de servidores.

Uma funcionária pública disse ontem que o salário é baixo e, por conta disso, agentes trabalham uma hora a mais para complementar a renda. Mas, não estão fazendo em protesto.

PM precisou reforçar segurança nesse domingo. Foto: Gerson Oliveira - Correio do Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...