19.4 C
Três Lagoas
domingo, 19 de maio, 2024

Luto no Conselho Tutelar de Três Lagoas (MS) e de todo o país

12/02/2015 – Atualizado em 12/02/2015

Em protesto aos três conselheiros tuteares assassinados em Pernambuco, conselheiros tutelares trabalham de preto nesta quinta-feira (12)

Por: Cristiane Ruiz

Os Conselheiros Tutelares de Três Lagoas (MS) trabalham de preto nesta quinta-feira(12) em sinal de luto aos três colegas assassinados no último fim de semana na cidade de Poção em Pernambuco, durante atendimento a uma criança que teria a guarda passada para avó, também assassinada na ação.

Ao todo, quatro pessoas foram assassinadas em Poção (PE) no último sábado (7). Suspeita-se que o mandante do crime seja o pai do garoto perdeu a guarda do filho para a avó, também morta juntamente com os conselheiros pernambucanos.

As roupas pretas também simbolizam um protesto contra a falta de segurança no trabalho dos conselheiros tutelares, que ainda não têm amparo legal para que durante o atendimento contem com proteção policial.

De acordo com o Conselheiro Tutelar de Três Lagoas (MS) David Martinelli, “a decisão anterior era de que hoje(12), o órgão não abriria, mas para não prejudicar a população decidimos, então, atender normalmente, porém de luto e trabalhando com roupas pretas”, explicou Martinelli.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES DO CT

Destaca-se ainda, entre as reivindicações dos conselheiros tutelares por segurança, a falta de conhecimento da sociedade quanto a função do órgão.

Mesmo com a provação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990) completar 25 anos em 2015, o conselho tutelar ainda é entendido como um lugar de repressão, de tirar guarda de filhos dos pais à revelia, de tirar a autoridade dos pais na educação de seus filhos, dentre outras interpretações errôneas da sociedade.

Conselheiros tutelares de Três Lagoas estão de luto por tr~es colegas assassinados em Pernambuco. Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nova presidente da Petrobras pode acelerar conclusão da UFN3

Magda Chambriard promete destravar investimentos em infraestrutura e retomar as obras da UFN3, paralisadas desde 2015, alinhando a estatal às diretrizes do governo Lula.

Alfabetização alcança 94% em Mato Grosso do Sul, mas educação ainda é gargalo para indígenas

Dados do Censo 2022 mostram avanço na taxa de alfabetização do Estado, mas com déficit em recortes por raça.

Adolescente é apreendido pela segunda vez por agredir e ameaçar familiares em Brasilândia

Menor chegou até mesmo a ameaçar os policiais de morte, quando saísse da UNEI.