32.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Paralisação da obra de fábrica agrava situação em Três Lagoas

31/01/2015 – Atualizado em 31/01/2015

Presidente da Petrobras anunciou que unidade de fertilizantes continuará travada

Por: Correio do Estado

A notícia de que a Petrobras vai manter parada a obra da unidade de fertilizantes, em Mato Grosso do Sul, cujo contrato com o consórcio construtor foi rompido no fim do ano passado, agrava ainda mais o quadro de crise vivido por empresários e trabalhadores em Três Lagoas (MS). Na cidade, cerca de 60 fornecedores ainda esperam pelo recebimento de R$ 21 milhões em dívidas do consórcio UFN3 que construía a obra.

O contrato com o consórcio, responsável pelo empreendimento, foi rompido em dezembro do ano passado. Desde então, por força de decisão na Justiça do Trabalho, somente estão sendo pagos direitos trabalhistas aos ex-funcionários. Ainda faltam ser pagos R$ 10,8 milhões de 600 trabalhadores. Ontem, por meio de uma liminar, a Justiça do trabalho conseguiu com que a Caixa liberasse os recursos e os pagamentos devem ser feitos na próxima semana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Construção (Sintiespav) de Três Lagoas, Nivaldo da Silva Moreira, a notícia caiu como um “balde de água fria” sobre a cidade. “Além da grande movimentação de mão de obra, que a fábrica atraía, muitas pessoas investiram diante do empreendimento. Isso é muito ruim,”, frisou Nivaldo.

Segundo ele, a situação é ainda mais difícil para os empresários. “Os trabalhadores conseguiram na Justiça o direito de receber os salários em atraso, as rescisões e as pensões, mas os empresários não têm nem sinalização de pagamento”, destacou.

Nesta semana, os empresários e fornecedores chegaram a fazer novo bloqueio em rodovias para terem atenção do governo sobre o problema. Mas até agora não foi resolvido.

A esperança dos empresários recai agora sobre reunião pré-agendada pelo governador Reinaldo Azambuja com a direção da Petrobras no dia 4.

O pedido de ajuda ao setor foi feito no início do mês pela prefeita da cidade, Márcia Moura, o presidente da Associação Comercial de Três Lagoas e representantes da Faems ao governador. No entanto, os detalhes do que será tratado no encontro não foram divulgados.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.

“Jesus” passa direto no pare e causa acidente em cruzamento no Centro

Vítima teve um corte no supercílio, além de suspeita de fraturas, sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros.