31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Rio planta mais de 1.400 árvores para compensar poluição durante o Réveillon

Geral – 17/03/2012 – 09:03

Miguel Pereira recebe mudas nativas da Mata Atlântica

Começou nesta semana o plantio de 1.411 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em Miguel Pereira, no centro-sul flumiense, que vão garantir a sustentabilidade do Réveillon de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

São mais de 20 espécies, que ficarão em um terreno de 110 hectares às margens do rio Santana, um dos principais afluentes do Guandu, responsável pelo abastecimento da capital.

O trabalho foi acompanhado pelo Secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, e envolveu cerca de 30 profissionais da ONG Instituto Terra de Preservação Ambiental.

  • O Réveillon do Rio foi um grande exemplo de como produzir eventos de forma inteligente e sustentável. Nosso desejo é que, com a chegada da Rio + 20, os eventos estejam cada vez mais comprometidos com o meio ambiente.

O cálculo das mudas foi feito pelo ambientalista Roberto Vamos, da Brasil/S, e corresponde à neutralização de cerca de 260 mil kg de gás carbônico gerado na produção do maior evento de Réveillon do mundo.

  • Além de garantir a sustentabilidade da produção do Réveillon, o plantio vai trazer outros benefícios, como conservação da biodiversidade, amenização do clima e combate à erosão.

A preocupação com a sustentabilidade esteve presente nas fases do evento. O palco Sol foi modulado com madeira certificada e toda a sua estrutura metálica será 100% reaproveitada. Todas as lonas utilizadas no evento também serão reaproveitadas e transformadas em estojos que serão doados para escolas municipais de Copacabana, produzidos por ex-detentos da ONG TemQuemQueira.

Outra iniciativa de inclusão social foi a produção do material de comunicação do Réveillon, que leva a assinatura de artesãos da Rede Asta, ONG que trabalha capacitando grupos produtivos e fazendo a ponte entre seus produtos e o mercado.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados