23.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Comer frutas e vegetais junto com carnes brancas pode prevenir derrame

Geral – 15/03/2012 – 15:03

Pesquisadores examinaram relação das cores da comida em 20 mil pessoas

Comer diversas frutas e vegetais de cores variadas junto com carne branca pode ajudar a prevenir o derrame.

Foi à conclusão de um estudo holandês publicado no jornal Stroke da American Heart Association, depois que os pesquisadores examinaram a relação das cores das frutas e vegetais entre 20.069 adultos, com idade média de 41 anos, livres de doenças cardiovasculares no início do estudo.

Os participantes responderam um questionário sobre a frequência com que consomem 178 alimentos.

Frutas e vegetais foram divididos em quatro grupos de cores, sendo verdes os vegetais verde-escuros, alfaces e repolhos; laranja/ amarelo a maior parte das frutas cítricas; vermelho/ roxo a maior parte dos vegetais vermelhos; e 55% dos brancos eram maçãs e peras.

Nos 10 anos de duração da pesquisa, 233 derrames foram registrados. Os vegetais e frutas verdes, laranja/ amarelo e vermelho/ roxo não foram relacionados ao derrame.

E o risco de derrame foi 52% menor em pessoas com alta ingestão de vegetais e frutas brancos. Cada 25 gramas diários de frutas e vegetais brancos (também estavam incluídos bananas, couve-flor e pepino – batatas foram classificadas como amido) foram associados a um risco 9% menor de derrame.

A descoberta ainda deve ser confirmada através de mais pesquisas, mas enquanto isso sua saúde só tem a melhorar com uma dieta dessa.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista morre ao bater contra carreta estacionada na BR-262

Carreta parada possivelmente por falha mecânica provocou acidente que resultou em morte de motociclista.

Preso em Três Lagoas homem com mais de 30 passagens pela polícia por furtos e roubos

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após diligências no bairro Guanabara, onde condenado cumprirá pena de mais de dois anos em regime fechado.

Tarifaço: imposto de 50% dos EUA ameaça exportações da Suzano

Além da celulose, exportações de mel também são afetadas, e o Ciesp alerta para prejuízos imediatos G1 A decisão de Donald Trump de impor tarifas de...