20.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de julho, 2026

Riedel – o homem forte do Governo

26/12/2014 – Atualizado em 26/12/2014

Por: Campo Grande News

O CARA! Para o pessoal mais próximo do núcleo da futura administração, Eduardo Riedel será o homem forte com amplos poderes para decidir em áreas consideradas estratégicas no setor econômico. Percebe-se: vontade e preparo não lhe faltam.

O PERFIL de Ridel tem muita identidade com Azambuja. Produtor rural de sucesso foi bem no Sindicato Rural de Maracajú e deixa sua marca na Famasul. Fala-se que ele poderia ser candidato ao senado do PSDB na defesa do agronegócio. Procede.

CIÚMES – Afloram nas declarações insistentes de gente que gostaria de ser prestigiada ou ouvida por Azambuja. Como o futuro governador não vem levando isso a sério e nem estica o papo, a tendência é o recolhimento, pelo menos temporário.

DESAFIO – Montar um governo não é fácil em qualquer situação. É difícil contentar a todos na visão de merecimento dos candidatos a contemplados. Mas o governador deve agir como o técnico de futebol; se preciso fará substituições naturalmente.

GRANDEZA – Esse sentimento não pode faltar no exercício do cargo de confiança. Presume-se: quem aceita o encargo sabe que está sujeito à vontade de quem o nomeou. Nota-se que Azambuja deu esse caráter de pessoalidade nas suas escolhas.

ANDRÉ – Bem ao seu estilo tenta resgatar seus últimos compromissos administrativos. Claro, sempre falta algo. Mas os petistas que o criticam esquecem as obras inacabadas previstas para a Copa do Mundo e tantas outras do PAC superfaturado.

CENÁRIO – Diferente do ocaso de outras administrações, a atual está cumprindo com o pagamento dos salários aos servidores. Não existe aquele clima de revolta que se viu no passado. André entregará o governo mantendo a autoridade do cargo.

TERREMOTO – ‘Metereologistas’ econômicos prevendo 2015 de arrepiar. Vem aí o rombo de R$500 bilhões do BNDES, 7 vezes maior que o caso Petrobrás. Hélio Telho, procurador federal, já vaticina que o caso será muito mais abrangente e profundo.

O RISCO – do governo ficar engessado é grande. Dilma faz das tripas o coração para estancar o caso Petrobras. Mas ações judiciais de investidores contra a empresa lá nos ‘States’ é prenúncio de consequências graves. E Graça Foster resiste até quando?

DARCI RIBEIRO – “Tentei alfabetizar as crianças e salvar os índios não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e o país a desenvolver-se e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestava estar no lugar de quem me venceu.”

EDINHO ARAUJO – Foi prefeito de Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto; deputado estadual, federal e chefiará o Ministério dos Portos. Sua intimidade com a matéria se resumiria ao Porto de Tabuado ( rio Paraná), antes da ponte rodoferroviária.

A PROPÓSITO – As indicações para os ministérios se baseiam na densidade eleitoral e não na capacidade técnica. No ministério dos transportes, por exemplo, estará o deputado George Hilton, teólogo, apresentador e pastor da Universal. Guenta!

NO FUNDO – os partidos querem preservar seus espaços na administração pública. É assim em todos os níveis. É claro que aproveitam a autonomia das pastas para fazer caixa para as futuras campanhas, além de nomear amigos nos postos chaves.

ACERTOS – As publicações oficiais do Diário Oficial mostram que a velha pratica continua novíssima. Aos amigos tudo! As compras e contratações de obras inclusive podem ser imorais, mas são legais ( em duplo sentido) juridicamente. Não é?

QUE PENA! – Mais de 99% da população não tem acesso ao Diário Oficial. Sua leitura neste início de ano – por exemplo – daria uma visão razoável como funciona a política na administração. E lembro Lampeduza: “As coisas mudam para ficar como estão”.

INCÓGNITA – Sai governo, entra governo e gasta-se dinheiro trazendo certas figuras da música popular nos festivais de MS. E será que os investimentos são compatíveis com o retorno cultural? Os artistas da terra sempre em terceiro plano. Não é?

LEMBRANDO – Pipocam suspeitas e denuncias no país contra os cachês que prefeitos e governadores pagam a artistas. Dada a impossibilidade de avaliar com precisão o que é um valor justo, abre-se a porteira para o superfaturamento do evento artístico.

SUGESTÃO – ao Nelson Cintra que assumirá o Turismo. Seria bom redirecionar os gastos destes eventos artísticos direcionados à elite cultural, realizando por exemplo o festival anual de chamamé, que tem maior apelo popular? Favor pensar no assunto.

PAULO FREIRE – “Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar injustiça? Lavar as mãos em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.”

PT & INCOERÊNCIAS – Odeia a censura e quer o controle social da mídia. Defende o aborto e diz que a ‘palmada’ é crime hediondo. O país está sendo saqueado, mas o problema é o Bolsonaro. Prega a favor da estatização do financiamento eleitoral.

DUAS GUERRAS – Elas estão em curso e ambas serão resolvidas politicamente. Tanto a definição da mesa diretora da Assembleia Legislativa como o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, tem o perfil político. Sempre foi, sempre será!

CARLOS D. ANDRADE – “Para sonhar o ano novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

“Matar o elefante é fácil. Difícil é remover o cadáver.” (Mikail Gorbachev)

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Esconderijo de armas é descoberto durante atendimento à vítima de violência doméstica em Três Lagoas

Polícia Civil encontra espingarda, rifle, revólver e mais de 360 munições dentro de residência, onde suspeito foi preso em flagrante pela DAM

Prefeito Dr. Cassiano Maia participa de mais uma edição do Encadear Summit

Na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, o prefeito Dr. Cassiano Maia participou de mais uma edição do Encadear Summit, evento promovido pelo Sebrae,...

154 vagas de emprego na Casa do Trabalhador

A Casa do Trabalhador em Três Lagoas está localizada em dois endereços: Rua Dr. Munir Thomé, 86, centro. funciona de segunda a sexta-feira no horário...