20.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de julho, 2026

TCE vai à Justiça e suspende nomeação de deputado indicado por Puccinelli

26/12/2014 – Atualizado em 26/12/2014

Conselheiros conseguiram suspender indicação de Arroyo, enviada por Puccinelli e aprovada por toda Assembleia

Por: Midia Max

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acionaram a Justiça e conseguiram liminar para derrubar a nomeação do indicado de André Puccinelli (PMDB), deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), para a vaga a ser aberta por José Ricardo Cabral.

Arroyo foi indicado por Puccinelli, mas o processo criou polêmica porque o governador e o presidente da Assembleia Legislativa pressionaram o TCE para enviar o pedido ainda na gestão do atual governador, para que não ficasse para Reinaldo Azambuja (PSDB) a indicação.

O pedido de aposentadoria de Cabral estava com Ronaldo Chadid, que precisava assinar antes de enviar para Puccinelli. Porém, com Chadid estava viajando e os deputados tinham que aprovar antes do recesso, Cabral atendeu a pressão e assinou o próprio pedido de aposentadoria, o que o TCE avaliou como irregular, solicitando a anulação.

Puccinelli não deu ouvidos as reclamações do TCE e enviou a indicação para a Assembleia Legislativa. O deputado Lídio Lopes (PEN), funcionário de carreira do TCE, chegou a pegar o pedido para analisar, mas também foi pressionado e acabou dando parecer favorável.

Mesmo sob questionamentos da legalidade do pedido, os deputados aprovaram Arroyo por unanimidade, alegando que não têm nada a ver com problemas do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Eles chegaram a dizer que os descontentes poderiam procurar a Justiça.

Decisão

A desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges concedeu liminar suspendendo efeitos do Decreto de 23 de dezembro de 2014, que nomeou o deputado estadual Antônio Carlos Ribeiro Arroyo ao cargo de conselheiro de Tribunal de Contas do Estado. A decisão é válida até o julgamento do mérito. Assinaram o pedido de anulação os conselheiros Waldir Neves, Ronaldo Chadid Marisa Serrano, e Iran Coelho das Neves.

Arroyo foi indicado ao TCE por Puccinelli depois de ser preterido em três indicações. Na primeira chegou a concorrer, no voto, com Marisa Serrano, que hoje assina o pedido para anulação da indicação dele. À época Marisa foi indicada pelo grupo de Puccinelli, que prometeu ajudar Arroyo em outra indicação.

Arroyo continuou na fila, mas viu Osmar Jeronymo e Jerson Domingos (PMDB) tomarem a vaga dele, que acabou ficando para última hora. A indicação de Arroyo também desagradou aliado de Puccinelli, que esperava ser o escolhido. Irritado, Edson Giroto (PR) deixou o governo antes do tempo, falando em traições e ameaças da política feita hoje no Mato Grosso do Sul.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Autor de furtos em série é preso após confessar sequência de furtos de bicicletas em Três Lagoas

Suspeito tentou empreender fuga, admitiu pelo menos cinco crimes e indicou onde parte das bicicletas furtadas havia sido escondida

Esconderijo de armas é descoberto durante atendimento à vítima de violência doméstica em Três Lagoas

Polícia Civil encontra espingarda, rifle, revólver e mais de 360 munições dentro de residência, onde suspeito foi preso em flagrante pela DAM

Prefeito Dr. Cassiano Maia participa de mais uma edição do Encadear Summit

Na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, o prefeito Dr. Cassiano Maia participou de mais uma edição do Encadear Summit, evento promovido pelo Sebrae,...