19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Crianças de férias estão mais expostas a ter cáries

Saúde – 04/01/2012 – 08:01

Cáries — o retorno. Poderia ser nome de filme, mas se trata do período de férias escolares.

Para especialistas, este é o momento de maior risco para crianças em relação à ação de bactérias que podem causar o problema dentário. Isto porque é no período de longe da escola que os pequenos consomem mais doces.

“A criança sai da rotina. Os doces ficam mais acessíveis, seja dentro de casa, seja no passeio à rua.

O correto seria que o dente fosse escovado a cada vez que ela comesse o doce, na sequência”, explica a dentista Carla Sarni, da Clínica Sorridents.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2010, 56% das crianças de 12 anos apresentavam pelo menos um dente com cárie. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos o número chega a 90%.

Crianças com dente de leite possuem índices que também preocupam. Aos cinco anos, cerca de 60% sofrem do mal. Cáries em dentes de leite exigem cuidado.

“A diferença do dente permanente para o de leite é que o tamanho deste segundo é menor. Problemas nele podem causar dificuldades na substituição da arcada dentária. Especialmente em bebês, o hábito de mamar e dormir é terrível. O açúcar do leite propicia a cárie”, ensina.

Segundo a dentista, para evitar o aumento de cáries no período de férias é importante que pais insistam na escovação após as refeições e as beliscadas.

“Como a criança costuma estar de bobeira em casa, vai e belisca um chocolate, come uma bala grudenta. A bactéria da cárie é atraída por coisas doces”, resume.

Programa distribui kits e dá orientação para alunos

As escolas também têm papel importante nesta prevenção. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o programa Saúde nas Escolas que oferece dentista e auxiliar de saúde bucal para 108 mil alunos de 151 Escolas do Amanhã, localizadas em áreas de alto risco ou recém-pacificadas da cidade. Segundo o órgão, kits de saúde bucal são oferecidos para os alunos, além de orientações sobre escovação dos dentes.

As pequenas Ana Luiza e Ana Beatriz dos Santos, de 7 e 10 anos, aprenderam a importância da escovação em atividades na Clínica da Família Fiorello Raymundo, em Bangu. “Aprendi escovar os dentes e a usar o fio dental direitinho. As cáries não vão me pegar”, explicou Beatriz.

XÔ, CÁRIE

DIA A DIA

Tente manter a rotina das crianças

BRINCADEIRAS

Faça com que o momento da escovação seja divertido para que a criança se interesse. Evite que o pequeno pense que escovar os dentes é uma obrigação chata;

REFEIÇÕES

Procure manter pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) para diminuir a quantidade de guloseimas ao longo do dia;

DIETA

Ao invés de liberar doces, ofereça frutas, que podem contribuir para a limpeza dos dentes

Fonte: O Dia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...