19.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de setembro, 2026

Prazo para regularização de débitos com total desconto de juros e multa está chegando ao fim

28/11/2014 – Atualizado em 28/11/2014

Pela Lei 2.853, o pagamento à vista ou parcelado de qualquer débito vencido até 2013 vence em 31 de janeiro de 2015 e após essa data, todo o contribuinte em atraso está sujeito a Ação de Execução Fiscal

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas orienta e informa aos contribuintes a regularizar todo o tipo de débito, vencido até 31 de dezembro de 2013, para que não sofram as consequências de Ação de Execução Fiscal, prevista na Legislação vigente.

O prazo para o contribuinte regularizar os débitos, participando dos benefícios e vantagens que o Programa Municipal de Recuperação Fiscal (REFIS) oferece, se encerra no dia 31 de janeiro de 2015, conforme está previsto na Lei nº 2.853, de 7 de outubro de 2014, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Marcia Moura (PMDB).

“Segundo consta na referida Lei (Anexo abaixo), independente se a cobrança da dívida está ou não no Fórum, todo contribuinte em débito de IPTU, ISSQN, taxas e outros tributos municipais tem direito a participar das facilidades que o REFIS municipal oferece”, explicou a Assessora Técnica Tributária, Natália Figueiredo Carvalho de Freitas.

DESCONTOS E FACILIDADES

“Os descontos e facilidades no pagamento de débitos tributários, executados no período de 1994 a 2013, são uma excelente e rara oportunidade que a prefeita Marcia está oferecendo ao contribuinte, com a aprovação unânime dos vereadores”, destacou Natália.

A Assessora Técnica Tributária deu como exemplo o desconto total de juros e multas para o contribuinte que pagar à vista os débitos e o parcelamento em até 100 meses com descontos proporcionais ao total do débito.

“Quanto menos forem as parcelas, maior é o desconto da dívida”, resumiu Natália.

No entanto, “é importante não perder essa rara oportunidade de facilidades que a Lei 2.853 oferece ao contribuinte em débito com a Prefeitura de Três Lagoas, para não correr sérios riscos e transtornos de uma Ação de Execução na Justiça, o que tornaria a dívida bem mais cara”, alertou.

PROCEDIMENTOS

Para agilizar tempo, é importante que o contribuinte em débito esteja atento aos procedimentos necessários para oportunizar e não perder o prazo legal das vantagens que o REFIS oferece.

Se o contribuinte estiver com débito e em Ação de Execução Fiscal e Judiciária deve comparecer na Assessoria Técnica Tributária da Prefeitura de Três Lagoas, instalada em prédio da Rua João Silva, número 939, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. Informações também podem ser obtidas pelos telefones 3929-1582 e 3929-1584.

Basta apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência, para dar início ao processo de adesão ao REFIS. Escolhida a opção de pagamento à vista ou parcelado, ali mesmo serão emitidas as guias ou guia para o pagamento devido.

Por sua vez, todo o contribuinte em débito de qualquer imposto, taxa ou tributo de qualquer natureza, incluindo o IPTU, e que a dívida não esteja ainda sendo executada no Fórum, deve procurar o Departamento de Administração Tributária, no prédio do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (antiga Prefeitura), no Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h, sem intervalo.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

“A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o gestor público, para não ser processado e indiciado por improbidade administrativa, explique à Justiça os motivos dessa dívida pública e se tomou ou não as providências cabíveis e legais para a cobrança devida dos débitos”, observou Natália.

“Esse dinheiro da dívida não paga é da população, que precisa de recursos financeiros para mais investimentos em obras, escolas, unidades de saúde, asfalto, drenagem e outros serviços públicos, tão necessários para a melhoria da qualidade de vida da nossa Três Lagoas”, comentou.

A Assessora Tributária informou que o total dos débitos, já inseridos na Dívida Ativa e sujeitos a cobrança no Fórum, por meio de Ação de Execução da Vara da Fazenda Pública, ultrapassa a casa dos R$ 60 milhões.

Atualmente, são mais de sete mil processos judiciais de ações de Execução Fiscal que tramitam no Fórum de Três Lagoas, na Vara da Fazenda Pública.

A partir do momento em que o contribuinte adere ao Programa Municipal do REFIS, toda a ação de execução da dívida é suspensa, informou a Assessora Tributária.

Créditos: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alunas da AEMS chegam à final do Prêmio Sebrae de Jornalismo com duas reportagens

A AEMS está novamente entre as finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2026. Três estudantes da instituição foram selecionadas para a etapa estadual da...

Justiça Federal abre licitação para adequação do prédio da unidade de Três Lagoas

Pregão prevê contratação de empresa especializada em serviços de engenharia, onde propostas poderão ser apresentadas até 16 de setembro

Denúncia de possível irregularidade eleitoral no aplicativo Pardal é registrada em Três Lagoas

Município está entre as 13 cidades de Mato Grosso do Sul que já tiveram reclamações registradas por eleitores
error: Conteúdo Protegido