32.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Saúde realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

27/11/2014 – Atualizado em 27/11/2014

Ação da equipe do Programa Municipal DST/Aids/HV será na Praça Senador Ramez Tebet, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, das 8h às 12h

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal DST/Aids/HV (Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ação voltada a toda a população, na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, das 8h às 12h.

A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com a adesão da maioria dos Países, incluindo o Brasil.

Com a participação de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e das Faculdades AEMS, ação tem como principal objetivo orientar, prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação, associados à Aids, como explicou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids-HV, enfermeira Susie Domero.

“Junto com o material educativo, estaremos orientando as pessoas quanto à importância da prevenção de doenças, no caso a Aids, distribuindo gratuitamente preservativos masculinos e femininos e realizando o Teste Rápido HIV”, anunciou a Coordenadora.

Para isso, o Programa Municipal DST/Aids/HV contará com a viatura do CTA-Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), “devidamente equipada para essa finalidade e com total sigilo do resultado dos exames, que é entregue em envelope lacrado somente à pessoa que realizar o exame”, assegurou Susie.

“As ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizadas há anos seguidos em Três Lagoas, no Brasil e no Mundo, têm conseguido excelentes resultados de conscientização e educação, reduzindo preconceitos e a discriminação e, principalmente, alertando as pessoas quanto à importância da prevenção, como hábito diário das nossas vidas”, completou a Coordenadora Susie.

DADOS

Segundo dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, o Programa Municipal DST/AIDS/HV acompanha, assiste e atende a 484 pacientes com HIV; 40 pacientes com Hepatite B; e 125 pacientes com Hepatite C.

Em 2014, de janeiro a novembro, surgiram 35 novos casos de HIV; 22 de Hepatite C e seis novos casos de Hepatite B.

“A queda no número de casos de Hepatite B comprova a importância da vacina, disponível nas nossas Unidades de Atenção Básica de Saúde (Postos)”, comentou Susie.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Equipe do Programa DST/Aids

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil O número de internações de crianças menores de 10 anos em consequência...

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (26), da...