17.6 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Seccional MS é a primeira a criar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra

21/11/2014 – Atualizado em 21/11/2014

Por: Redação com informações de Assessoria de comunicação OAB/MS

A advogada Raimunda Luzia de Brito assumiu a presidência da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta quinta-feira, 20, Dia da Consciência Negra. A seccional MS é a primeira a implantar a Comissão no País.

“Nosso objetivo é fazer um resgaste histórico da população negra no Estado. Somos todos iguais, missionários da paz, e repudiamos quaisquer atos de intolerância racial”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues durante a solenidade. A posse da presidente da Comissão aconteceu durante o lançamento do esforço concentrado pela coleta de assinaturas pela Reforma Política e Eleições Limpas e contou com a participação do secretário da Comissão Especial de Mobilização pela Reforma Política, Aldo Arantes e do secretário-geral do CFOAB, Claudio Pereira de Souza.

“A OAB/MS é pioneira ao criar esta Comissão”, destacou o secretário-geral, ao parabenizar a Seccional pela iniciativa. Claudio aproveitou o momento para convidar Raimunda a integrar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, criada no último dia 3 de novembro, pelo Conselho Federal.

Raimunda Luzia de Brito, que é coordenadora estadual da Igualdade Racial, agradeceu o convite feito pela OAB/MS. “Abrir as portas para discutir as causas sociais e o negro é um ato de coragem. Aqui no Brasil, o negro ainda não é considerado cidadão de primeira classe”, denunciou. Raimunda relatou que sua luta em favor da igualdade racial começou aos 9 anos, quando foi discriminada pela primeira vez. “Minha missão é resgatar o que foi feito e o que não foi feito com o povo negro. O conselho que dou aos negros é que busquem a educação como saída para a discriminação. É na escola que se aprende a discutir de igual pra igual”, ressaltou.

“Hoje fazemos história aqui na OAB/MS, e vamos lutar pela reparação aos danos que a população negra enfrentou e ainda enfrenta em nosso Estado”, finalizou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Imagem - Assessoria de comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...