12/11/2014 – Atualizado em 12/11/2014
Cai procura pela 2ª dose da vacina contra HPV em Três Lagoas, diz secretaria
Por: Correio do Estado
O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (MS) registrou uma queda expressiva de 53% na procura pela 2ª dose da vacinação contra o HPV, destinada a meninas com idades entre 11 e 13 anos. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde do município desde o último dia 10 de setembro.
De acordo com Humberta Azambuja, coordenadora de imunização, até o momento apenas 968 garotas receberam a 2ª dose, sendo que o esperado era vacinar 2.076 meninas.
Ela chama a atenção dos responsáveis por elas para que as incentivem a procurarem uma unidade de saúde para receber a 2ª dose, tão importante quanto a primeira. “A vacinação ficará completa quando elas tomarem as três doses, se elas ignorarem a 2ª a primeira não surtirá o efeito esperado”, destacou.
Humberta acredita que a queda deve-se a alguns casos que foram registrados e outros estados de garotas que sofreram possíveis reações após tomarem a vacina. Porém, o MS (Ministério da Saúde) se pronunciou quanto aos casos e os considerou isolados.
“A vacina não oferece mal nenhum, pelo contrário, ela previne o vírus do HPV”, completou.
