35 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de dezembro, 2025

Dia D de vacinação contra a Polio é hoje

08/11/2014 – Atualizado em 08/11/2014

Dia D de vacinação contra a Polio é hoje

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem receber a vacina nas Unidades de Atenção Básica de Saúde e nos sete postos móveis da Campanha

Por: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliemielite, o chamado “Dia D” contra a paralisia infantil, hoje (8), das 8h às 17h.

Pais ou responsáveis de crianças, de 6 meses a 5 anos de idade, devem procurar a Unidade de Saúde (Posto), mais perto de sua residência ou nos locais móveis, anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde, para a vacina contra a Polio.

No “Dia D” da Campanha, todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde atendem à população, das 8h às 17h, somente para a vacinação contra a poliomielite.

Também no “Dia D” da Campanha contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipes móveis de vacinação, que estarão atendendo à população em sete locais da cidade, em horários específicos, conforme relação divulgada no cartaz da Campanha.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação para as devidas anotações e controle obrigatório do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

POLIOMIELITE

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus.

No entanto, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no País, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre 2013 e 2014, dez países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motos furtadas são encontradas em ‘desmanche’ na Vila Piloto e adolescente é apreendido

Durante ação, guarnição localizou veículos desmontados, peças de motocicletas e ferramentas usadas.

Primeiro bebê do Natal nasce no Hospital Auxiliadora e emociona Três Lagoas

Menino veio ao mundo às 11h14 desta quinta-feira, 25, pesando 3,185 kg e medindo 49 cm.

Noite de Natal

Na noite de 24 de dezembro, o casal Michelle Meneguelli e seu esposo, Gaúcho, abriu as portas da sua Fazenda para receber amigos e...