21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Dia D de vacinação contra a Polio é hoje

08/11/2014 – Atualizado em 08/11/2014

Dia D de vacinação contra a Polio é hoje

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem receber a vacina nas Unidades de Atenção Básica de Saúde e nos sete postos móveis da Campanha

Por: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliemielite, o chamado “Dia D” contra a paralisia infantil, hoje (8), das 8h às 17h.

Pais ou responsáveis de crianças, de 6 meses a 5 anos de idade, devem procurar a Unidade de Saúde (Posto), mais perto de sua residência ou nos locais móveis, anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde, para a vacina contra a Polio.

No “Dia D” da Campanha, todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde atendem à população, das 8h às 17h, somente para a vacinação contra a poliomielite.

Também no “Dia D” da Campanha contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipes móveis de vacinação, que estarão atendendo à população em sete locais da cidade, em horários específicos, conforme relação divulgada no cartaz da Campanha.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação para as devidas anotações e controle obrigatório do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

POLIOMIELITE

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus.

No entanto, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no País, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre 2013 e 2014, dez países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos A Ordem Executiva nº 14.346, divulgada pelo governo dos Estados Unidos no último...