27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Saúde inicia vacinação de crianças

03/11/2014 – Atualizado em 03/11/2014

Saúde inicia vacinação de crianças contra a Polio e contra Sarampo

Vacinas estão disponíveis nas Unidades de Atenção Básica, a partir desta segunda-feira (3), e haverá Dia de Mobilização Nacional contra a Polio no próximo sábado (8) e contra Sarampo no dia 22

Por: Assessoria Prefeitura

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, participa de duas importantes campanhas nacionais de vacinação de crianças, a partir desta segunda-feira (3).

Pais ou responsáveis de crianças, de 6 meses a menores de 5 anos de idade, devem estar atentos para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A vacina está disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde (Postos dos Bairros), a partir desta segunda-feira (3), das 8h às 15 horas, sem interrupção de atendimento para aplicação de vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta vacinar 95% do total estimado de crianças dessa faixa etária, ou seja, quase 7 mil crianças.

Como em todos os municípios do Brasil, Três Lagoa também participará da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, o chamado “Dia D”, no próximo sábado (8), das 8h às 17 horas.

No “Dia D” da Campanha, todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde estarão atendendo à população, das 8h às 17h, somente para a vacinação contra a poliomielite.

Também no “Dia D” da Campanha contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipes móveis de vacinação, que estarão atendendo à população em sete locais da Cidade, em horários específicos, conforme relação divulgada no cartaz da Campanha e em Anexo.

SARAMPO

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas também participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada pelo Ministério da Saúde, no último dia 31 de outubro.

Portanto, pais ou responsáveis de crianças, de 1 ano a menores de 5 anos, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, também a partir desta segunda-feira (3), das 8h às 15h.

O “Dia D” da Vacinação contra o Sarampo será no quarto sábado deste mês, ou seja, no dia 22 de novembro. Para tanto, todas as Unidades de Atenção Básica da Saúde (Postos) estarão atendendo à população, das 8h às 17h, somente para a vacina contra o Sarampo, em crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Nesse dia, a vacina estará disponível apenas nas Unidades de Saúde.

Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 6.141 crianças contra o Sarampo, de 1 ano até menores de 5 anos.

É importante que os pais ou responsáveis das crianças, ao comparecer na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para a vacina de seus filhos levem junto a Carteirinha de Vacinação para as devidas anotações e controle.

POLIOMIELITE

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

No entanto, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no País, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

RISCOS DO SARAMPO

É importante que pais ou responsáveis e educadores saibam que o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Segundo informações do Ministério da Saúde, em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no País, com concentração nos Estados de Pernambuco e Ceará.

No Mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

(Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...