07/10/2014 – Atualizado em 07/10/2014
Sub-Título
Por: msn.com
Para os pesquisadores, o motivo de preocupação é a constatação de que o risco de morte aumenta conforme se passam os dias da semana. As pessoas que se submetem a uma cirurgia na segunda-feira apresentam 44% menos chances de morrer do que aquelas que operam numa sexta-feira, por exemplo.
Durante o fim de semana, os números aumentam ainda mais. Os procedimentos cirúrgicos realizados aos sábados e domingos apresentam 82% mais chances de risco de morte para o paciente. Segundo os especialistas, isto se dá principalmente por causa da falta de funcionários nos finais de semana prejudicando os procedimentos de pós-operatórios. Infecções e sangramentos podem ocorrer depois da cirurgia e por isso os primeiros momentos depois da operação são cruciais para a recuperação do paciente.
Para os pesquisadores da Imperial College, as taxas de mortalidade ainda são baixas, apesar da conclusão do estudo, mas alertam que os pacientes podem ficar atentos e buscar se informar se durante o fim de semana o hospital dispõe de funcionários suficientes para lidar com pós-operatórios de maneira correta.
