35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Irmãs criam repelente com óleo da folha da pitanga

27/09/2014 – Atualizado em 27/09/2014

Irmãs campo-grandenses criam repelente para mosquito a partir da extração de óleo da folha da pitanga

Por: MidiaMax

O ano passado não foi fácil para a família Errobidarte Matos. O pai das estudantes Danielle e Isabelle Errobidarte Matos, de 15 anos, e elas pegaram dengue. A única que escapou da doença foi a mãe. Diante disso, as gêmeas ficaram intrigadas e começaram pensar porque a mãe foi a única que não foi picada pelo mosquito Aedes aegypti?

Análise vai, análise vem, eles perceberam que a mãe havia trocado de perfume e estava usando uma nova essência com flor de pitanga. Daí surgiu o questionamento, não seria a pitanga um repelente natural?

Intrigadas levaram o questionamento à professora Camila Barbosa e decidiram partir para a pesquisa. Eles estão pegaram folhas de pitanga, já que não era o período do fruto, e pelo método de destilação por arraste de vapor, conseguiram chegar ao extrato da folha da pitanga. “Conseguimos separa o óleo da água e depois diluímos e fizemos o repelente. Os testes deram positivo”, conta Isabelle.

Após testes no laboratório viram que os mosquitos realmente se afastavam do repelente, logo ele cumpria a função, que elas acreditaram. “Confirmamos que a pitanga é um repelente natural. Agora queremos fazer mais testes”, completa Danielle.

As meninas contam que o objetivo depois dos testes finais é buscar recursos e quem sabe colocar o repelente natural à venda. “Se tudo der certo e tivermos quem patrocine poderemos por o produto à venda”, finaliza.

O trabalho pode ser conferido na Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande, que está acontecendo durante a Semana de Ciência e Tecnologia IFMS 2014. O evento ocorre no Armazém Cultural desde ontem (25) e vai até este sábado (27). O horário de visitação é das 8h às 10h.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...