33.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

PROCONS de todo Brasil comemoram 24 anos de Código de Defesa do Consumidor

11/09/2014 – Atualizado em 11/09/2014

Diante da atual complexidade da sociedade de consumo, o CDC foi criado para viabilizar a proteção do consumidor sob as mais variadas perspectivas e situações

Por: Redação

Hoje quinta-feira (11), o Código de Defesa do Consumidor completa 24 anos de existência. Ao longo desse período, o mercado de consumo – e as relações entre consumidores e fornecedores – evoluiu significativamente, embora muito ainda necessite ser aperfeiçoado.

Para celebrar a data, o órgão Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas-MS realizou atividades voltada para a educação e conscientização do consumidor, com panfletagens e orientação no centro da cidade.

Uma das legislações mais modernas do mundo, o Código de Defesa do Consumidor assegura proteção integral aos direitos do consumidor, garantindo que seu patrimônio e, sobretudo, sua saúde e segurança, sejam respeitados pelos fornecedores de produtos e serviços.

Após mais de duas décadas da vigência da lei, o consumidor foi se tornando cada vez mais atento e, beneficiado pelo maior acesso à informação, passou a buscar a concretização dos seus direitos, reclamando sempre que se sente lesado, seja diretamente ao fornecedor ou recorrendo aos Procons.

Nesse contexto, é importante ressaltar a importância da existência dos Procons, órgãos ligados ao poder executivo dos estados e municípios e que têm como objetivo orientar e defender os consumidores brasileiros. Somente nos últimos dez anos, mais de dez milhões de consumidores foram atendidos nos Procons de todo o Brasil.

Para Lilian Campos, Diretora do Procon/TL, essa é uma forma de aproximar a população, sobre aquelas pessoas que frequentam o comércio popular e não têm conhecimento suficiente dos seus direitos. “Apesar de vivermos um momento onde os consumidores estão cada vez mais esclarecidos e o acesso à informação é rápido e eficaz, ainda há muitos consumidores, que não têm ciência de direitos básicos nas relações de consumo. Pensando nisso, o Procon resolveu ir até a população para cumprir o seu papel de esclarecer e orientar.

O acesso à informação, à internet e às redes sociais também mudou o comportamento do consumidor. Trata-se de um novo cidadão, que reclama, não aceita passivamente ser lesado ou ter seus direitos desrespeitados.

É ainda o reflexo da existência do CDC (Código de defesa do Consumidor) que nesses novos tempos continua, de maneira absolutamente moderna, acompanhando essas mudanças e propondo inovações para, cada vez mais, dar suporte àquele sujeito de direitos que precisa, de fato, ser protegido: o consumidor.

Foto:Rádio Caçula

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto:Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.

Solidariedade: Países vizinhos oferecem ajuda ao Brasil

Após a devastação causada pelos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul, o Brasil recebeu solidariedade de seus países vizinhos. Argentina, Uruguai e...

Prefeitura e Governo de MS abrirão 10 leitos de Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Na manhã de sexta-feira, 03 de maio, o Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, promoveu uma importante reunião em seu gabinete com representantes do...