13.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de julho, 2025

Saúde confirma primeiros casos de dengue tipo 4 em Mato Grosso do Sul

Geral – 09/03/2012 – 18:03

A secretaria de Saúde em Mato Grosso do Sul confirmou dois registros de dengue tipo 4 em Campo Grande, os primeiros desse tipo do vírus no estado. Os casos aconteceram com moradores do bairro Parati e da Vila Eliane. A secretaria informou que não houve necessidade de internação e os dois pacientes estão sendo medicados em casa.

O secretário adjunto de estado de Saúde, Eugênio Barros, disse que as medidas de prevenção começaram a ser tomadas em outubro de 2011, depois da detecção de casos da dengue tipo 4 no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Pará. “Era uma questão de tempo para que o vírus fosse detectado em MS, já que não há imunidade a este sorotipo”, disse.

Segundo a secretaria, a dengue tipo 4 não é uma forma mais agressiva do que os vírus do sorotipo 1, 2 ou 3, apresentando os mesmos sintomas. O agravante é ser um novo sorotipo, aumentando a possibilidade de ocorrência de uma epidemia.

Por conta do registro dos casos, a Saúde informa que deslocou viaturas e equipamentos adicionais para expandir o combate ao mosquito da dengue.

No último boletim epidemiológico da secretaria, divulgado no dia 3 de março, constam 250 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul, sendo 89 em Campo Grande. Os municípios considerados prioritários são Mundo Novo, Laguna Carapã, Rio Negro, Três Lagoas, Corumbá, Taquarussu, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro cai em represa próximo a BR-262; motorista é salvo por populares

Homem foi retirado da água desacordado e reanimado com manobras de primeiros socorros no local No fim da tarde desta quarta-feira (9), por volta das...

Elefanta Kenya cruza o MS rumo à liberdade e chega ao Santuário de Elefantes no MT

A elefanta Kenya, de 44 anos, emocionou moradores do Mato Grosso do Sul ao cruzar o estado em sua jornada rumo à liberdade. Após...

Investimento federal em infância dobra em 5 anos, mas ainda é insuficiente, aponta estudo

Os recursos federais destinados a políticas voltadas à infância e à adolescência mais que dobraram entre 2019 e 2024, saltando de R$ 96 bilhões...