24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de outubro, 2025

Municípios de MS aderem à greve nacional

Educação – 09/03/2012 – 15:03

 Diretoria da FETEMS percorre o estado e fortalece a mobilização da paralisação nacional da próxima semana.

Durante toda esta semana a diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) percorreu o Estado todo e realizou, em parceria com os seus SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) filiados, assembleias gerais de convocação da Greve Nacional.

Segundo o secretário de finanças da Federação, Jaime Teixeira, que esteve nesta semana em Eldorado, Naviraí, Mundo Novo e Itaquiraí, os trabalhadores em educação de Mato Grosso do Sul estão mobilizados, prontos para aderir à greve e lutar por mudanças na educação pública brasileira. “Participamos de diversas assembleias dos SIMTED’s e podemos sentir que a greve nacional em MS irá acontecer com uma grande adesão dos trabalhadores em educação, que entendem que somente dessa maneira iremos sensibilizar a sociedade e o poder público, para alcançarmos direitos como o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional”, afirma.

Já para o secretário de assuntos jurídicos da entidade, Amarildo do Prado, que esteve nos municípios de Sonora, Nova Alvorada, Bataguassú, Ivinhema e Nova Andradina, os trabalhadores não só irão parar como exigirão dos poderes públicos mudanças na qualidade do ensino e na valorização profissional. “Acredito que esta greve irá acordar muitas prefeituras municipais que ainda não cumprem as leis da educação pública, como, por exemplo, o fato da grande maioria não pagar o piso nacional de R$ 1.451 e nem conceder 1/3 de hora-atividade para o planejamento de aula. Estamos mobilizados e prontos para lutar pelos nossos direitos”, disse.

De acordo com o vice-regional de Campo Grande da FETEMS, Paulo Cesar, que também acompanhou as agendas da diretoria no interior do Estado, a maioria dos municípios realizará atividades de rua como, atos públicos e panfletagens, e audiências públicas ou assembleias para debater temas como o Plano Nacional de Educação, a carreira e a Lei do Piso Nacional. “Nossos sindicatos estão preparados, com atividades importantes nos municípios e também estão mobilizados para participar da agenda da FETEMS em Campo Grande no dia 15. A greve nacional irá acontecer em Mato Grosso do sul com um grande percentual de adesão”, conclui.

Fonte: Ass. de Comunicação FETEMS / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas acelera obras e mira cidade 100% pavimentada até 2026, diz titular da SEINTRA

Osmar Dias detalhou os principais avanços, desafios e novos projetos da gestão, incluindo drenagem, iluminação pública e o Parque Linear.

Prefeitura terá escala flexível de 6 horas para servidores a partir de 2026 após diálogo com sindicato

Anúncio feito durante sessão solene pelo prefeito Cassiano Maia foi marcado por emoção, cartazes de agradecimento e reconhecimento à luta dos servidores O clima foi...

Brasil pode enfrentar desabastecimento de água até 2050, alerta estudo

Instituto Trata Brasil projeta até 30 dias de racionamento anual em regiões mais secas do país