32.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

PSM de Três Lagoas está no relatório que apontou situação carcerária alarmante

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

PSM de Três Lagoas está no relatório que apontou situação carcerária alarmant

. O resultado das vistorias feitas em Campo Grande, Naviraí, Coxim, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Três Lagoas.

Por: Da Redação/MC/Correio do Estado

O relatório sobre o sistema carcerário de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Comissão Temporária do Sistema Carcerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), apontou que a população de presos no Estado é o dobro da média nacional. Enquanto que o país tem média de 258 detentos para cada 100 mil habitantes, em MS esse número chega a 500.

O relatório será encaminhado para todas as autoridades do Estado e País e para os candidatos a governador, na eleição deste ano.

O trabalho feito pela Comissão durou sete meses e apontou que a população carcerária de Mato Grosso do Sul é estimada em 12.431 presos, com déficit de vagas de 6.531 unidades. Cerca de 90% da população total é masculina, com 11.264 homens presos.

Do total de presos, homens e mulheres, 72,9% são definitivos, com 9.065 pessoas, e 27,1% são de presos provisórios, que aguardam julgamento.

Dos crimes praticados no Estado, 41,9% da população carcerária praticaram crimes ligados ao tráfico de drogas. Na população carcerária feminina a porcentagem sobre para 79,45%.

O secretário-geral, Lázaro José Gomes Junior, acredita que o relatório irá contribuir para reforçar a segurança na fronteira. “Vamos reforçar o pedido de que o Exército e as Forças Armadas possam fazer uma atuação de vigilância permanente”, pontua.

Mais de 3.500 quilômetros foram percorridos esse ano pela Comissão Temporária do Sistema Carcerário da OAB/MS durante visita em 12 unidades prisionais no Estado. O resultado das vistorias feitas em Campo Grande, Naviraí, Coxim, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Três Lagoas.

A análise de questionários e documentos foi apresentada na última semana em um relatório que representa uma radiografia do sistema prisional sul-mato-grossense.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.

“Jesus” passa direto no pare e causa acidente em cruzamento no Centro

Vítima teve um corte no supercílio, além de suspeita de fraturas, sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros.