27.4 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Saúde lança folder educativo de hanseníase e tuberculose em francês

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

Iniciativa humanitária, de orientações e prevenção,atende aos emigrantes haitianos, trabalhadores nas indústrias de Três Lagoas

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, teve a inédita iniciativa humanitária de lançar um folder educativo em francês, para atender à comunidade de emigrantes haitianos, na sua maioria, trabalhadores nas indústrias têxteis do Distrito Industrial.

Segundo levantamento do coordenador dos Programas de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, fisioterapeuta Antônio Carlos Modesto, a proposta, incentivada pela secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante,foi encaminhada à Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos – DAHW (sigla em alemão da ONG), “que, de imediato, nos deu total apoio e financiou os custos de todo o material”, informou.

A iniciativa “partiu da constatação de um caso de tuberculose em um trabalhador haitiano em uma das nossas indústrias e o levantamento de dados que nos revelaram a presença de uns 500 emigrantes do Haiti, trabalhando e residindo em Três Lagoas”, comentou Modesto.

“Apesar da maioria deles entender e falar a nossa língua, achamos por bem apresentar-lhes as orientações em francês, que é a língua oficial deles, para que o material educativo e preventivo fosse mais assimilado por eles”, explicou o coordenador dos Programas de Hanseníase e de Tuberculose.

“A própria tradução do material para o francês foi de um deles, o que comprova que, na sua maioria, são trabalhadores conscientes de suas responsabilidades, ordeiros, educados e cultos”, completou Modesto.

“Vale também ressaltar o apoio que tivemos das equipes de Medicina do Trabalho dessas indústrias que empregam haitianos, permitindo todo o nosso trabalho e das equipes da Vigilância Epidemiológica”, destacou o fisioterapeuta.

TUBERCULOSE

Segundo dados informados pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Três Lagoas registrou 27 novos casos da doença, nestes oito meses de 2014, o que corresponde ao índice de 24,5% de incidência para cada 100 mil habitantes. Nesse grupo, 19 novos casos são masculinos e 8 são femininos.
Em 2013, houve o registro de 40 novos casos de tuberculose, o que equivale ao índice de incidência de 38% para cada 100 mil habitantes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...