29.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Saúde lança folder educativo de hanseníase e tuberculose em francês

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

Iniciativa humanitária, de orientações e prevenção,atende aos emigrantes haitianos, trabalhadores nas indústrias de Três Lagoas

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio dos Programas Municipais de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, teve a inédita iniciativa humanitária de lançar um folder educativo em francês, para atender à comunidade de emigrantes haitianos, na sua maioria, trabalhadores nas indústrias têxteis do Distrito Industrial.

Segundo levantamento do coordenador dos Programas de Controle da Hanseníase e da Tuberculose, fisioterapeuta Antônio Carlos Modesto, a proposta, incentivada pela secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante,foi encaminhada à Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos – DAHW (sigla em alemão da ONG), “que, de imediato, nos deu total apoio e financiou os custos de todo o material”, informou.

A iniciativa “partiu da constatação de um caso de tuberculose em um trabalhador haitiano em uma das nossas indústrias e o levantamento de dados que nos revelaram a presença de uns 500 emigrantes do Haiti, trabalhando e residindo em Três Lagoas”, comentou Modesto.

“Apesar da maioria deles entender e falar a nossa língua, achamos por bem apresentar-lhes as orientações em francês, que é a língua oficial deles, para que o material educativo e preventivo fosse mais assimilado por eles”, explicou o coordenador dos Programas de Hanseníase e de Tuberculose.

“A própria tradução do material para o francês foi de um deles, o que comprova que, na sua maioria, são trabalhadores conscientes de suas responsabilidades, ordeiros, educados e cultos”, completou Modesto.

“Vale também ressaltar o apoio que tivemos das equipes de Medicina do Trabalho dessas indústrias que empregam haitianos, permitindo todo o nosso trabalho e das equipes da Vigilância Epidemiológica”, destacou o fisioterapeuta.

TUBERCULOSE

Segundo dados informados pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Três Lagoas registrou 27 novos casos da doença, nestes oito meses de 2014, o que corresponde ao índice de 24,5% de incidência para cada 100 mil habitantes. Nesse grupo, 19 novos casos são masculinos e 8 são femininos.
Em 2013, houve o registro de 40 novos casos de tuberculose, o que equivale ao índice de incidência de 38% para cada 100 mil habitantes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente na BR 158 próximo à ponte do Rio Sucuriú deixa adolescente ferido

Colisão envolveu caminhonete e carro de passeio, e mobilizou Corpo de Bombeiros e interditou parcialmente o trânsito na rodovia

Câmara de Três Lagoas promove debate sobre acessibilidade

Evento terá palestras e presença de autoridades para discutir direitos e desafios das pessoas com deficiência Na noite desta terça-feira (16), a acessibilidade será tema...

Lei institui campanha para conscientização sobre câncer de pulmão

Mês de agosto será dedicado a esclarecimentos sobre sintomas da doença Lei publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União institui a campanha Agosto Branco, que anualmente...