23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 4 de maio, 2026

Urnas biométricas serão usadas por 15% do eleitorado brasileiro

20/08/2014 – Atualizado em 20/08/2014

Como as impressões digitais de uma pessoa são únicas e a comparação na base de dados é feita por um programa de computador

Por: DD

Nas eleições deste ano, 762 municípios, entre eles 15 capitais, usarão a biometria nas urnas eletrônicas para identificar os eleitores. Ao todo, 21,6 milhões de pessoas serão identificadas pelo método, o que significa 15% do total de eleitores do país.

Como as impressões digitais de uma pessoa são únicas e a comparação na base de dados é feita por um programa de computador, a biometria é considerada um dos processos mais modernos e eficazes de identificação humana na atualidade.

“É o processo mais seguro que existe”, garante o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino.

De acordo com Janino, neste momento, o foco do sistema biométrico não é a agilidade no processo de apuração e sim a redução de riscos de fraudes.

Crítico do uso da biometria nas eleições, o professor Pedro Antonio Dourado de Rezende, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), no entanto, alerta que existe a probabilidade de erros. Atualmente, a identificação por meio da digital é utilizada, entre outros setores, pelo sistema bancário para autorização de transações como saques e retirada de extratos em caixas eletrônicos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou à Agência Brasil que a identificação biométrica passa por mais de 20 tipos de testes de funcionalidade. Em caso de o eleitor não ser reconhecido por meio das digitais, ele deverá apresentar um documento com foto para que o mesário faça a conferência na folha de votação. Nos processos internos de auditoria do cadastro, quando há dúvida sobre a digital entre dois indivíduos, é utilizada análise matemática das características da face por programa de computador.

No dia da votação, o eleitor deverá comparecer à seção portando documento oficial com foto, além do título de eleitor. O número de inscrição será digitado no microterminal da urna e o cidadão colocará o dedo no leitor ótico. O programa fará a conferência da digital e, caso dê positivo, a urna será destravada para que ele vote. Os eleitores que passaram pelo recadastramento biométrico devem ficar atentos a possíveis mudanças de zonas eleitorais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morta a tiros enquanto trabalhava, jovem de 19 anos tinha passagem por tráfico em Três Lagoas

Kailayne Mirele Esperidião de 19 anos, foi morta enquanto trabalhava na região da Lagoa Maior. Já namorado ficou gravemente ferido no atentado

Jovem da Sejuvel conquista ouro na Metalfrio Run em Três Lagoas

Kawã Sieves Guimarães brilhou na categoria 16 a 24 anos com tempo de 19min52s Na última sexta-feira, 1º de maio, Três Lagoas sediou a 2ª...

Acompanhamento tático termina com fuga em mata e descoberta de ‘bunker do tráfico’ pela Força Tática

Drogas, balança de precisão e caderno com anotações do comércio ilegal foram localizados após ação no Jardim Progresso nesta quinta-feira, 30