23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Protesto de funcionários da USP termina após quase quatro horas

20/08/2014 – Atualizado em 20/08/2014

Segundo a PM, não houve registro de pessoas detidas ao final de confronto

Por: R7

Terminou as 8h10, desta quarta-feira (20), o protesto de funcionários e professores da USP (Universidade de São Paulo), que estão em greve há mais de 80 dias. O grupo inciou a manifestação por volta das 4h30 e entrou em confronto com a Tropa de Choque da PM (Polícia Militar). Durante o protesto, os grevistas chegaram a fechar três entradas da Cidade Universitária, na região do Butantã, na capital paulista, além das avenidas Vital Brasil e Francisco Morato. A polícia também agiu para desbloquear a passagem e remover barricadas na rua Alvarenga.

Segundo a assessoria da PM, não houve registros de prisão ou de pessoas feridas. De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), oito linhas de ônibus que circulam dentro da universidade ou pela rua Alvarenga foram prejudicadas.

A categoria reivindica reajuste salarial, o fim da suspensão do corte na verba destinada ao ensino e à pesquisa e a contratação de professores e funcionários. Eles também são contrários ao corte de salário ocorrido neste mês e à transferência do Hospital Universitário para a Secretaria Estadual de Saúde.

A Reitoria da USP propôs, como solução ao desequilíbrio no orçamento, um programa de incentivo à demissão voluntária voltada aos servidores técnico-administrativos. A proposta inclui ainda a diminuição da jornada de 40 horas para 30 horas semanais, com redução de salário.

Manifestantes entraram em confronto com a políciaReprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.