24 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Saúde define cidades referência e monitorará casos por 21 dias

19/08/2014 – Atualizado em 19/08/2014

Ebola: Saúde define cidades referência e monitorará casos por 21 dias

Por: Campo Grande News

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, divulgou hoje (18) o protocolo de vigilância de casos suspeitos de doença pelo vírus ebola. Campo Grande será um dos nove municípios referência do Estado.O protocolo tem o objetivo de definir ações e cuidados em casos que possam ser detectados em MS.

O paciente com suspeita de infecção receberá atendimento médico e, quem teve contato com a pessoa, será monitorado por 21 dias, período de incubação do vírus. A vigilância epidemiológica também investigará os locais por onde o paciente passou para identificar o Local Provável de Infecção (LPI).

Além de Campo Grande, Bela Vista, Bonito, Corumbá, Dourados, Mundo Novo, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas serão as cidades onde haverá hospitais referência para o atendimento dos casos.

As cidades, conforme a diretora de vigilância epidemiológica da SES, Bernadete Lewandowski, foram escolhidas de acordo com o fluxo de pessoas e fronteira com outros países. Para estas cidades, a vigilância já pediu o equipamento de proteção individual, que serão utilizados por médicos e enfermeiros, dando prioridade aos municípios fronteiriços.

Ainda não foram identificados casos de Ebola no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou um balanço sexta-feira (15) e revelou que a epidemia de Ebola, que atinge quatro países da África Ocidental, já matou 1.145 pessoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sucesso, Pet Day mobiliza tutores e animais em Três Lagoas

Evento une diversão e solidariedade e arrecada fundos para animais, através das Protetoras A Lagoa Maior foi palco de uma manhã inesquecível de fofura e...

Guigas Lemes: artista integra teatro, música e ação social em Três Lagoas

De palhaço a cantor, o artista usa sua paixão pelo teatro e pela música para emocionar e levar esperança onde a arte mais precisa Guilherme...

Feirão Emprega Transporte vai oferecer mais de 400 vagas em Três Lagoas neste sábado

Evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a Casa do Trabalhador reúne mais de 20 empresas e promete processos seletivos imediatos para diversos setores.