11/08/2014 – Atualizado em 11/08/2014
Três correspondem ao virus H1N1 e outro ao H3N2, subtipo da gripe A
Por: Diário Digital
A Santa Casa de Campo Grande constatou gripe A em quatro dos 20 pacientes que estiveram internados no hospital recentemente. Entre os casos confirmados, três correspondem ao virus H1N1 e um ao H3N2, subtipo da gripe A. Conforme a assessoria da Santa Casa, 10 casos já foram descartados pelos exames. Há ainda seis pessoas internadas aguardando os resultados dos testes.
Entre os casos confirmados de H1N1 está o de uma criança que esteve internada em observação no hospital. Ela já foi medicada, recebeu alta médica e passa bem. Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, até a data de 6 de agosto, foram confirmados 18 óbitos, sendo oito em Campo Grande, somando-se H1N1 e H3N2.
A Secretaria Estadual de Saúde lembra que a gripe é doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.
Ainda conforme a Secretaria, o antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos.
