26 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Minas Gerais também enfrenta desabastecimento de combustível

Geral – 08/03/2012 – 17:03

Regiões do Estado chegaram a ficar sem produtos para venda nas bombas

Depois de São Paulo, foi a vez de Minas Gerais ver de perto o risco de desabastecimento de combustíveis. Desde a 0h, trabalhadores ligados ao Sindtanque/MG (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado) cruzaram os braços e postos de Divinópolis, na região central, e Montes Claros, no norte de Minas, chegaram a ficar sem produtos para venda nas bombas.

Em Belo Horizonte, os estabelecimentos ficaram com estoques baixos. O motivo do protesto era o aumento de 12% para 15% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel. Diante da promessa do governo de retomada de negociações sobre o reajuste, a categoria voltou ao trabalho.

Segundo um dos diretores do Sindtanque, José Geraldo Cássio, a nova alíquota, estabelecida por meio de decreto do governador Antonio Anastasia (PSDB) de dezembro do ano passado e em vigor desde 2 de janeiro, representou aumento médio de 6% no custo do transporte.

  • O diesel ainda sobe alguns centavos todo mês.

Além disso, os transportadores protestam contra a restrição de circulação na região central de Belo Horizonte, entre 7h e 9h e das 17h às 20h.

De acordo com o Minaspetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Minas Gerais), a paralisação faria com que os postos da capital ficassem sem estoques já na tarde desta quarta-feira..

José Geraldo Cássio explicou que os trabalhadores haviam decidido pela paralisação porque, após três reuniões com a categoria entre dezembro e janeiro, o governo mineiro “parou de conversar”. Pouco depois de 12 horas do início do movimento, porém, o Executivo entrou em contato com o sindicato e marcou reunião para segunda-feira.

  • Até lá, a paralisação fica suspensa, mas pode voltar.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.