23.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

“Não há risco de transmissão do ebola no Brasil”, diz ministro da Saúde

09/08/2014 – Atualizado em 09/08/2014

Arthur Chioro afirmou que País está seguindo recomendações da OMS

Por: Correio do Estado

No mesmo dia em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou emergência internacional de saúde por conta da disseminação do vírus ebola, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que hoje é improvável que a doença chegue ao Brasil. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8), em Brasília (DF), o ministro afirmou que o País está seguindo todas as recomendações da OMS e chamou atenção para a importância de unir organizações internacionais para evitar a disseminação da doença.

― Não há risco de transmissão do ebola no Brasil neste momento e também não há recomendação da OMS de restrição de viagem e de comércio [com os países onde há casos registrados de ebola].

De acordo com o Ministério da Saúde, os aeroportos internacionais brasileiros estão preparados para identificar casos de transmissão do vírus. Ao todo são 60 profissionais espalhados pelos 26 estados e o Distrito Federal capazes de detectar e lidar com casos de ebola. Segundo Chioro, as 12 cidades que sediaram a Copa do Mundo também contam com hospitais de referência para lidar com suspeitas.

― As 12 cidades que sediaram a Copa do Mundo já têm uma rede definida e preparada para emergências com condições de isolamento para possíveis casos suspeitos.

Arthur Chioro também informou que o Brasil enviou cerca de 15 toneladas de material médico para Guiné, Serra Leoa e Libéria, países africanos com maiores índices de ebola. Segundo a OMS, de dezembro de 2013 a 2014 foram registrados 1.711 casos de contaminação pelo vírus ― 1.070 já confirmados, 436 prováveis e 932 óbitos no oeste da África.

Sobre a possibilidade de repatriar alguém contaminado que desenvolva o vírus no Brasil, o Ministério da Saúde descarta a alternativa.

― Se tivéssemos um caso suspeito, não teria nenhum sentido fazer a repatriação. Teríamos que fazer o isolamento, a transferência para um hospital de referência. Não poderíamos correr o risco de devolver a pessoa sem assistência.

Ebola e formas de transmissão

O ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a OMS. À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer vômitos, diarreias e ― em alguns casos ― hemorragia interna e externa. Humanos contraem a doença por meio do contato com animais ― como chimpanzés, morcegos e antílopes ― contaminados.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que também esteve na coletiva desta sexta-feira (8), ressaltou que o vírus não é transmitido pelo ar, mas apenas pelo contato com o sangue e fluidos da pessoa contaminada.

― O ebola não é transmitido pelo ar, água ou pelo alimento. Ele é transmitido apenas para a pessoa em contato direto com o sangue e fluidos corporais, como fezes e urina, da pessoa contaminada.

De acordo com o secretário, durante o período de incubação, que varia entre sete e 21 dias, não se transmite a doença. Ele ressaltou que atualmente o risco de disseminação do vírus ebola em outro continente é baixo.

reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...