07/08/2014 – Atualizado em 07/08/2014
Por: Ray Santa Cruz
Depois de denúncias de ouvintes referente a falta de cuidados e infraestrutura da segunda e terceira Lagoa, a equipe de reportagem foi encaminhada até os locais, onde foi constatado a grande quantidade de lixo e materiais inservíveis despejados às margens do local. Até um cachorro morto foi desovado na terceira lagoa situada na região do bairro Jardim Dourados.
Uma moradora das proximidades que se identificou apenas como Cidinha, disse que a falta de visibilidade a noite no local prejudica a segurança da comunidade e os despejos de lixos são constantes.
Há exatamente 10 meses atrás a Rádio Caçula entrevistou o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia, onde ele esclareceu sobre uma ação movida pelo Ministério Público em relação as limitações da segunda e terceira lagoa do município.
Na ocasião o promotor afirmou que era necessário tomar medidas a curto prazo para a preservação das lagoas da cidade inclusive o estabelecimento de limitações, na segunda e terceira lagoa, ou seja, impedindo um possível invasor. Garcia disse que haviam pessoas aterrando, e até mesmo construindo casas às margens da 2° lagoa, o que é totalmente contra a lei já que o ambiente é (ou deveria ser) preservado sendo patrimônio do município.
Sonho e revitalização das Lagoas
O Promotor ainda se referiu a um certo “cercamento embelezado”. A ideia era que as três lagoas passassem por uma total revitalização e modificação no esquema de funcionamento. Os cuidados do local ficariam a cargo de guardas municipais nas entradas e saídas das lagoas e também haveriam um horário de funcionamento para preservar o ambiente.
Os efeitos benéficos seriam o impedimento de usuários de drogas no local, melhoramento da pista de saúde, as pessoas que depredam o local deixariam de frequenta-lo, assim as lagoas se tornariam um local de preservação, saúde e lazer.
Na época Garcia ainda afirmou que era a favor da construção de uma espécie de “Monumento das Lagoas” , pois isso levaria as lagoas a serem protegidas por lei, os ambientes seriam como um símbolo da cidade, um patrimônio preservado.
Enquanto a ideia não é colocada em prática é necessário que a população e o poder público façam a sua parte. As pessoas devem tomar consciência sobre a importância dos lagos para a cidade e parar de jogar lixo e materiais orgânicos nas imediações.
Assim como o órgão responsável deve agir, limpando às margens e iluminando a região, isto seriam medidas a curto prazo, já que é extremamente importante que haja um projeto de revitalização, recuperação e preservação das lagoas, para que esse símbolo não desapareça do município.


-
Content section component
-

-

-

-

-

-

-

-



