29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014
O curso tem a intenção de apresentar o conteúdo a classe de docentes da cidade
Por: Ray Santa Cruz
O ministrante do curso o Professor Dr. Valdenildo dos Santos, destacou que a oficina Semiótica: Da produção à Desconstrução do sentido do texto verbal, não verbal e sincrético, é voltado para professores do município, pois á sabido da necessidade desse conteúdo para os docentes.
O público alvo são professores que trabalham com produção e interpretação de textos, e demais professores, inclusive de inglês que trabalham com textos.
A semiótica pode ser trabalhada em conteúdos teóricos de três escolas específicas, sendo uma americana, uma russa e a escola francesa. As teorias são embasadas em cima da ciência da significação.
As oficinas acontecem: dia 9 e 16 de Agosto, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00, com aulas teóricas e praticas. Com a aplicabilidade de 18 a 29 de Agosto, tendo a divulgação de resultados dia 30 de Agosto das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.
A carga horária do curso é de 21 horas teóricas e práticas (presencial) e 19 horas de preparação e aplicabilidade (não presencial).
Informações e inscrições dos interessados podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e [email protected] até 07 de agosto de 2014. Ou pelo telefone 67 9259 3497.
Santos afirma que a oficina é de extrema importância, já que o Brasil há uma elevada falta de leitura e quando se fala em leitura crítica o problema é mais agravante. O curso deve contribuir para os colegas de profissão que trabalham na rede pública de ensino no sentido de trazer mais esse instrumental, levando melhores estratégias para a interpretação de texto.
Para o professor a semiótica tem o poder de desenvolver a percepção em torno dos objetos, desde o acordar o indivíduo tem uma série de textos em volta, “uma vez que você faz semiótica, jamais você será a mesma pessoa” afirma Valdelino dos Santos.
A semiótica mostrará essa série de mecanismos que “influenciam e manipulam” as pessoas durante o dia. O curso é gratuito.



