20.1 C
Três Lagoas
domingo, 4 de outubro, 2026

Pesquisa mostra quais são as nove profissões do futuro

Geral – 08/03/2012 – 10:03

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) feita em 402 indústrias de todo o Brasil revela quais são as profissões do futuro.

São nove áreas que terão grande oferta de vagas até 2020.

Todas têm relação com engenharia, automação e conhecimentos de informática.

Sã elas: supervisor de transformação em indústria de transformação de plástico, engenheiro de petróleo, técnico em sistema de informação, trabalhador de superfície de metais, engenheiro de mobilidade, técnico em mecatrônica, biotecnologista, engenheiro ambiental e sanitário e desenhista técnico em eletricidade, eletrônica e eletromecânica.

“A perspectiva é mais positiva na área de produção, mas a área de gestão também está bastante intensa”, diz Hilda Alves, gerente de pesquisa da Firjan.

A projeção de crescimento traçada pelas empresas é um cenário que deve se estender até 2020, segundo a pesquisa.

Porém, o panorama positivo tem um preço.

Para cuidar de tanta automação e tecnologia, o setor industrial nunca esteve quanto exigente em relação à preparação e qualificação dos profissionais.

“Teremos uma trajetória de crescimento construída em cima dessas novas oportunidades, dessa grande mão de obra que o mercado vai continuar colocando”, afirma Daniel Moczydlower, presidente de empresa.

A expectativa é tão boa que até quem ainda dá os primeiros passos no curso técnico já pensa nas oportunidades futuras.

“Quero fazer engenharia de automação industrial, me formar em engenheiro e procurar alguma especialização”, diz Heitor Matos, aluno de curso técnico.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lula e Flávio Bolsonaro vão disputar o segundo turno das Eleições 2026

Com 98,48% das urnas apuradas, candidato do PL aparece com 47,28% dos votos, enquanto Lula soma 44,87%, onde decisão ficará para o segundo turno

Reinaldo Azambuja é eleito senador e volta a Brasília após trajetória marcada por oito anos no Governo de MS

Ex-governador foi o mais votado na disputa pelo Senado e terá mandato de oito anos a partir de 2027. Já Renan Contar ficou com a segunda vaga

Ângelo Guerreiro é eleito deputado estadual e garante representação de Três Lagoas na Assembleia Legislativa

Ex-prefeito de Três Lagoas retorna à Assembleia Legislativa após conquistar uma das 24 vagas em disputa nas Eleições 2026
error: Conteúdo Protegido