35.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Médico é condenado a indenizar criança que contraiu doença rara

26/07/2014 – Atualizado em 26/07/2014

Criança teve deformações na face, perda parcial de visão e lesões na pele.

Tribunal de Justiça manteve a condenação, mas reduziu a indenização.

Por: G1 MS

A família de uma criança que teve deformações no rosto, perda total da visão em um olho e 60% no outro olho, além de lesões cutâneas após tratamento médico em 2002 em Dourados, a 214 km de Campo Grande, será indenizada em 250 salários mínimos pelo médico responsável.

A decisão, unânime, é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que acatou, parcialmente o recurso impetrado pelo médico que pedia redução no valor da indenização determinada em primeiro grau (200 salários mínimos por dano moral e outros 200 por danos estéticos).

Ao ingressar com recurso no Tribunal, o médico alegou não estar provado sua responsabilidade em causar a Síndrome de Stevens-Johnson à criança. Ele afirmou “não ter agido com negligência, nem imperícia, muito menos imprudência”.

Na sentença, o relator do processo, desembargador Sérgio Fernandes Martins, explica que houve responsabilidade por parte do médico. “Ao ter prescrito simultaneamente os medicamentos lamotrigina e ácido valpróico, o médico deveria ter agido com mais cautela e prudência, realizando um acompanhamento médico efetivo a fim de prevenir eventuais reações ao uso do fármaco, o que não ocorreu”, afirma o magistrado.

Com o voto dos demais desembargadores do colegiado, o médico foi condenado a pagar 100 salários mínimos por dano moral e outros 150 salários mínimos por dano estético.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil O número de internações de crianças menores de 10 anos em consequência...