21.2 C
Três Lagoas
sábado, 25 de outubro, 2025

Arábia Saudita acusa Rússia de facilitar mortes na Síria com veto na ONU

Geral – 08/03/2012 – 07:03

A Arábia Saudita acusou a Rússia nesta quarta-feira de facilitar, com seu veto na Organização das Nações Unidas, que o regime sírio continue assassinando seu povo, em resposta à denúncia de Moscou de que Riad apoia grupos terroristas na Síria.

Em comunicado divulgado pela agência saudita “SPA”, o Ministério de Relações Exteriores criticou que os esforços internacionais para dar fim à crise síria tenham sido até o momento “abortados” pelo Kremlin. “O veto russo deu ao regime sírio autorização para assassinar seu povo e persistir com seus crimes que vão contra os princípios humanitários, as leis e os pactos internacionais”, detalha a nota. As autoridades sauditas afirmaram, além disso, que aqueles que apoiam o regime presidido por Bashar al Assad “se expõem a uma responsabilidade moral e a ter que enfrentar a legalidade internacional”.

Quanto às acusações vindas de Moscou, a Arábia Saudita classificou a declaração como “irresponsável” e considerou que “se opõe a verdade e está baseada em suposições errôneas repetidas pela imprensa oficial síria e que alegam que a Al Qaeda representa a coluna vertebral da oposição síria”. Na segunda-feira, o porta-voz russo de Relações Exteriores, Aleksandr Lukashévich, anunciou que seu país se dirigirá à ONU para esclarecer as iniciativas de armar a oposição síria.

Lukashevich revelou, além disso, que seu país pedirá “sua avaliação jurídica em virtude das resoluções do Conselho de Segurança relativas à proibição de apoiar a atividade da Al Qaeda e grupos relacionados”. Lukashévich lembrou que o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal al Saud, classificou como uma “excelente ideia” a proposta de armar a oposição síria, apoiada, segundo Moscou, por guerrilheiros. Neste sentido, o Governo saudita afirmou que “a história responderá à acusação de armar os terroristas e revelará quem são os terroristas e quem está por trás deles”.

 Ele ressaltou seu interesse em tratar a crise síria conforme as bases da legitimidade internacional e mediante o Conselho de Segurança da ONU. Estas acusações acontecem no mesmo dia em que estava prevista em Riad uma reunião dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) com o ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, para tentar unir esforços. Este encontro foi cancelado supostamente porque o chefe da diplomacia russa deve encontrar no próximo sábado com os membros da Liga Árabe no Cairo, entre os quais estarão os representantes do CCG. EFE sa-aj-mv/dsm

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá fim de semana repleto de atrações culturais gratuitas e acessíveis

Programação inclui cinema com acessibilidade total e espetáculo circense na Praça Ramez Tebet A cidade de Três Lagoas se prepara para um fim de semana...

Revalida 2025/2: prazo para envio do diploma médico termina nesta sexta-feira

Termina às 23h59 desta sexta-feira, o prazo para que os candidatos da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2) enviem o diploma de conclusão do curso de medicina no Sistema Revalida, acessível por meio do login Gov.br.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas nesta segunda-feira devido ao feriado do Dia do Servidor Público

Serviços essenciais funcionarão normalmente; expediente geral retorna na terça-feira.