22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Famasul orientará produtores sobre Cadastro Ambiental Rural

22/07/2014 – Atualizado em 22/07/2014

Por: Dourados News / Assessoria

O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) orientará agricultores e pecuaristas sobre o preenchimento do CAR-MS (Cadastro Ambiental Rural), plataforma que deverá conter os dados ambientais, de produção e extensão de cada propriedade rural do Estado. Ligado nacionalmente ao Sicar – Sistema de Cadastro Ambiental Rural, o CAR-MS está disponível para inscrições desde a manhã de ontem, dia 21 de julho, no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) (http://www.imasul.ms.gov.br/).

Para orientar os produtores rurais, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS) e dos Sindicatos Rurais, promoverá um evento na Capital e seminários regionais pelo interior do Estado a partir de agosto, contribuindo para o correto preenchimento das informações solicitadas pelo CAR-MS. As ações serão realizadas em parceria com a Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente).

Com o prazo final de inscrição marcado para 5 de maio de 2015, o CAR previsto pelo Código Florestal que foi instituído em maio de 2012, também tem finalidade de facilitar o controle ambiental, monitoramento e planejamento dos produtores. As informações do cadastro passarão a ser utilizadas como critério para a obtenção de licença ambiental para a exploração dos recursos naturais das propriedades.

O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite ficará irregular com a Imasul e outros órgãos ambientais, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos.

A região do Pantanal terá regras específicas em relação ao CAR. As normas referentes ao uso dessas áreas estão previstas para serem publicadas em setembro deste ano.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.