22.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Juizado de trânsito promete facilitar a vida de condutores Três-lagoenses

22/07/2014 – Atualizado em 22/07/2014

O atendimento móvel é feito imediatamente após o acidente

Por: Ray Santa Cruz

Muitas vezes, os acidentes de trânsito já corriqueiros na capital mundial da celulose, fazem o condutor perder a cabeça e de imediato preocupar-se com toda a burocracia e quando não há vítimas, a primeira pergunta que vem a cabeça é: Quem vai pagar o prejuízo?

Fundado há cerca de quatro meses o projeto Juizado de Trânsito, ainda é novo no município e muitas pessoas ainda não sabem sobre o atendimento e benefícios do serviço. Em entrevista Nicolle Sian, Conselheira do Juizado de trânsito explicou como a parceria entre o Tribunal de Justiça, Polícia Militar e Prefeitura Municipal estão contribuindo para conciliação de vítimas de acidentes que resultam apenas em danos patrimoniais.

Conforme Sian, a unidade móvel do Juizado de trânsito atende acidentes sem vítimas, ou seja, que haja apenas danos materiais às duas partes. Ela explica, que após o acidente os envolvidos devem verificar se não há vítimas e também os dois envolvidos devem estar no local do acidente.

O serviço dos conselheiros é fazer a conciliação entre as partes ainda no local, por isso é importante que o juizado seja acionado por meio do número 8478-2201 ou até mesmo 190, sendo que á vítima deve informar que deseja o comparecimento da unidade móvel do juizado.

Sian ainda explica que há um acompanhamento da Polícia Militar, sendo que o boletim de ocorrência também é elaborado na hora, caso não haja acordo entre as partes, o processo é feito e encaminhado pronto para o juizado, posteriormente é analisado quem teve a culpa e quem arcará com os prejuízos do veículo.

Todos os tipos de acidentes são atendidos desde que não tenha vítimas, a Conselheira alerta que a necessidade maior é salvar vidas e prestar atendimentos relacionados a saúde.

“Nós atendemos, vamos até o local, mas o condutor deve ser atendido primeiramente por uma equipe médica, caso seja necessário, a saúde dos envolvidos, está em primeiro lugar” afirma, Sian.

A equipe de atendimento móvel é formada por dois motoristas, dois policiais militares e cinco conselheiros do Tribunal de Justiça.

Nicolle Sian, ainda explica que os motoristas Três-lagoenses estão vendo de forma muito positiva, essa nova forma de atendimento, pois os envolvidos no acidente, saem do local, com a certeza de quais as responsabilidades de cada um e quem arcará com os danos patrimoniais, além disso, o que muitas vezes se transformava em briga no trânsito devido ao stress do ocorrido é diminuído com a presença dos conciliadores.

“As vezes, as pessoas pensam que terão que pagar alguma coisa, mas quando descobrem que o serviço é gratuito e veem que a conciliação rápida é a melhor solução, ficam aliviados e recebem muito bem” diz a Conciliadora.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...