26.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 30 de abril, 2026

Participam de treinamento sobre gestão de contenção de incêndios florestais

14/07/2014 – Atualizado em 14/07/2014

Brigadistas da Fibria participam de treinamento sobre gestão de contenção de incêndios florestais

O objetivo é que as ações sejam realizadas de forma segura e eficiente

Por: Assessoria

Mais de 40 empregados da Fibria participaram do treinamento de Brigada de Incêndio Florestal com foco na administração da ação durante a contenção das queimadas.

Devido ao período de estiagem, em 2014, as florestas da Fibria, em Mato Grosso do Sul, registraram cerca de 30 ocorrências de incêndios e a atuação dos bombeiros civis é indispensável.

Segundo o técnico de segurança do trabalho, Odirlei Aparecido Furlan, periodicamente os brigadistas participam de simulados e capacitações sobre o combate a incêndios florestais e neste curso, o objetivo foi gestão da ação. “Ser ágil e conter as chamas é primordial, mas antes disso é necessário traçar a melhor maneira de realizar essa atividade de forma segura e eficiente”.

No mês de maio foi realizado um simulado de combate a incêndio e para auxiliar no monitoramento, a empresa possui torres de observação que são fixadas em locais estratégicos e facilitam a localização do foco.

Mesmo com os treinamentos e a presença constante de pessoas qualificadas, Furlan lembra que a conscientização é a melhor maneira de se evitar os incêndios. “É importante orientarmos as pessoas a não jogarem pontas de cigarro e lixo na estrada, pois isso pode ocasionar um incêndio e resultar em danos a saúde, a biodiversidade e ao ambiente”.

Participação da comunidade

A Fibria conta com o canal Fale com a Fibria, em que a comunidade em geral pode utilizar o serviço gratuito do 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios florestais entre outras informações.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 962 mil hectares, dos quais 346 mil hectares são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a empresa canadense Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

HISTÓRICO: Senado rejeita a indicação feita por Lula para o Supremo Tribunal Federal

Imagem: Agência Brasil O Senado Federal rejeitou a indicação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).  A votação secreta foi...

Autor de feminicídio em velório pega mais de 33 anos de prisão em Três Lagoas

Julgamento durou mais de 5 horas, réu ficou em silêncio e Justiça destacou frieza do crime para fixar pena em regime fechado

Caso Gilvanda: Acusado de matar ex em velório se cala em depoimento

Pedro Henrique Amaral, réu por feminicídio e tentativa de homicídio, optou por não responder perguntas no Tribunal do Júri nesta quarta-feira, 29