01/07/2014 – Atualizado em 01/07/2014
Por: Camila Nogueira
Está em processo de avaliação, um projeto que propõe uma “separação” do campus de Três Lagoas da Universidade Federal, da instituição UFMS. O objetivo do projeto é criar uma faculdade Federal independente, aqui na cidade de Três Lagoas.
A equipe de reportagem da Rádio Caçula conversou com o diretor do campus de Três Lagoas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), José Menoni que esclareceu alguns aspectos desse projeto.
Segundo o diretor, essa mudança já era algo pensado há algum tempo, mas nesse ano de 2014, com novos cursos, nova estrutura da universidade e com o crescimento de Três Lagoas a proposta está se tornando possível.
Para Menoni, a principal motivação que fez com que essa mudança fosse pensada é a dependência total da Universidade em Campo Grande, que dificulta a elaboração e realização de atividades aqui no campus da cidade. Ele diz que devido ao grande tamanho da Instituição em Campo Grande, muitas vezes os projetos e esforços da reitoria para Três Lagoas, deixam a desejar. “Então nós resolvemos buscar uma melhor administração. E isso seria através dessa independência”, afirmou.
Como benefícios para a cidade e para o campus, o diretor ressalta que “a universidade seria nossa em Três Lagoas”, ou seja, não dependeria da UFMS, as decisões tomadas seriam para atender as necessidades da região. E isso iria favorecer a todos: alunos, funcionários, professores e a administração.
José Menoni ainda informou que isso ainda é somente um projeto, mas que um levantamento do campus foi feito, para que em reunião com a comunidade acadêmica, que envolve corpo docente, técnico-administrativo e representantes discentes, fosse votado o projeto de emancipação, que acabou sendo aprovado.
Uma comissão foi montada para lidar com sugestões e planejamento e o projeto será enviado ao MEC para que passe pelo Congresso Nacional e lá, possa ser aprovado, portanto, não se imagina que a mudança ocorra antes de 2017.
Curso de Medicina
O diretor Menoni também falou sobre o mais novo curso da Universidade Federal em Três Lagoas.
Segundo ele, o prédio de 4 mil m² já está em processo de construção e os laboratórios também. Os alunos já foram selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os concursos para professores também já foram realizados. O início do curso será em breve.



