23.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Tratamento de Lula contra pneumonia levará 14 dias

Geral – 06/03/2012 – 14:03

O oncologista Artur Katz, que integra a equipe médica que cuida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou ontem à tarde que o tratamento contra a pneumonia diagnosticada no domingo deve durar até duas semanas. Enquanto estiver internado no Hospital Sírio-Libanês, Lula não poderá receber visitas.

‘Normalmente, são de 10 a 14 dias de antibióticos, mas não obrigatoriamente esse período (de tratamento) se dará no hospital. Consolidada a melhora, ele pode tomar os antibióticos em casa’, disse Katz. O oncologista explicou que o objetivo de restringir visitas no hospital é evitar que o ex-presidente faça esforço para falar, o que causa desconforto na laringe. Ontem de manhã, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) esteve no hospital, mas não pôde se encontrar com Lula e foi recebido pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Segundo o médico, a pneumonia é uma reação considerada natural ao tratamento que provocou a redução da imunidade de Lula, além de perda de peso e de seu ânimo geral. Os efeitos da químio e da radioterapia podem durar de três a quatro semanas após o término das sessões e a melhora ocorre gradualmente.

Lula realizou ontem exames complementares para diagnosticar o agente causador da pneumonia. A equipe médica tem dúvidas se a doença foi causada por bactéria, vírus ou fungo.

Alta. Ontem, em entrevista à rádio Estadão ESPN, o infectologista David Uip explicou que eventuais infecções fazem parte do quadro evolutivo de pacientes que foram submetidos a rádio e quimioterapia. Ele disse que o quadro infeccioso foi diagnosticado no início e que o ex-presidente está ‘muito bem.’ ‘Estamos realizando exames rotineiros para acompanhar a evolução do quadro clínico’, afirmou. Ele disse, no entanto, que não há previsão de alta. ‘O dia a dia vai nos mostrar o melhor momento que o presidente poderá ter alta do hospital.’

Uip afirmou que, segundo os oncologistas da equipe, o tratamento do tumor na laringe foi encerrado. ‘Agora, estamos lidando com a recuperação do processo inflamatório e do processo infeccioso pulmonar inicial.’ / COLABOROU GUSTAVO URIBE

Fonte: MSN/Estadão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.