35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Açúcar em excesso pode causar diabetes, Alzheimer e até câncer

29/06/2014 – Atualizado em 29/06/2014

Por: R7 / Correio do Estado

Consumir açúcar em excesso pode estar ligado ao surgimento de diversas doenças crônicas e degenerativas, segunda a nutricionista Ana Paula Camargo do do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). O excesso de açúcar pode ser tão prejudicial quanto abusar na bebida alcoólica.

Segundo a especialista, o açúcar é responsável pelo envelhecimento das células, causando doenças como diabetes, obesidade, câncer e até o Alzheimer.

― A sacarose também é um dos grandes responsáveis pela esteatose hepática, doença que atinge dois em cada oito pacientes que atendo. Geralmente, isso acontece por causa do consumo excessivo de álcool.

A especialista afirma que as pessoas devem se atentar não somente ao açúcar que adicionam às refeições, mas também aos produtos industrializados que já vem adoçados, como biscoitos, refrigerantes e sorvetes.

― Da mesma forma que o sal e a gordura estão escondidos nas fórmulas dos produtos industrializados, o açúcar também está. Devemos sempre dar preferência aos produtos naturais.

De acordo com Ana Paula, o ideal é substituir o produto por adoçantes naturais encontrados nas frutas, mel, ou mesmo o açúcar mascavo, que, por não ser refinado, mantém seus nutrientes.

― Desde que consumido moderadamente, o adoçante não faz mal à saúde. O ideal é reduzir ou substituir a quantidade diária de açúcar para que, com o tempo, o organismo não sinta a necessidade do doce.

Foto: Ilustração

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros