26/06/2014 – Atualizado em 26/06/2014
Por: Guilherme Lima
O londrinense Fernando Madureira, técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, embarca com o time Brasil na próxima terça-feira, dia 01/07 para a China, onde será disputado o Grand Prix Mundial de Taekwondo, competição que vai reunir os 16 melhores atletas do mundo em cada uma das categorias da modalidade esportiva.
As disputas serão entre os dias quatro e seis de julho na cidade de Suzhou. Madureira destaca que o evento será fundamental para os lutadores brasileiros. “Esse é o primeiro campeonato que já começa a somar pontos para as Olimpíadas 2016. Creio que por isso, o nível técnico será até mesmo superior ao último Mundial, porque é um sonho para muita gente disputar os Jogos que vão acontecer no Brasil daqui dois anos”, informa.
Madureira avalia que os brasileiros tem boas chances de buscar medalhas. “Todos os atletas do nosso time estão bem preparados e podem brilhar. O Henrique Moura, o Guilherme Dias e a Iris Sing estão em um nível elevado e são boas esperanças de conquista”, projeta.
A edição de Maio do Ranking Mundial da Federação Mundial de Taekwondo trouxe ótimas notícias para os atletas brasileiros, que subiram várias posições rumo ao topo e aos Jogos Olímpicos de 2016. O atleta nacional melhor colocado no momento é Henrique Moura, que se encontra na 3ª posição da categoria até 74Kg, tendo subido dois lugares em comparação com o mês de abril.
A titular da Seleção na categoria até 46Kg, Iris Sing, foi a atleta que teve a maior ascensão. Do 19º lugar em abril, a atleta subiu para o 6º lugar, depois de ter medalhado em três Abertos Internacionais consecutivos. Júlia Santos também subiu três posições e ocupa hoje o 12º lugar no Ranking Mundial, na categoria até 62Kg. Ainda no Top 16, mantiveram-se na mesma posição Guilherme Dias (até 58Kg) e Guilherme Felix (até 87), que ocupam o 7º e 14º lugares, respectivamente. Todos eles vão representar o Brasil em Suzhou.